O diretor Kleber Mendonça Filho volta ao Festival de Cannes em 2025 com o longa O Agente Secreto, selecionado para a mostra competitiva do evento e apto a disputar a Palma de Ouro. A seleção oficial foi divulgada na manhã desta quinta-feira, 10, pela presidente Iris Knobloch e pelo diretor do festival, Thierry Frémaux. O evento ocorre entre os dias 13 e 24 de maio, na cidade francesa de Cannes.
O longa é estrelado por Wagner Moura, que interpreta Marcelo, um professor universitário acusado de atividades subversivas nos anos finais da ditadura militar. Ele foge de São Paulo para Recife, onde se esconde durante o Carnaval e passa a ser vigiado por vizinhos. O roteiro e a direção são assinados por Kleber.
“Esse filme é resultado de um desejo grande de continuar filmando o Brasil e o Recife, desta vez no contexto histórico do mundo de 50 anos atrás”, afirmou o diretor em comunicado enviado à imprensa. “Eu era criança nos anos 1970, mas me lembro com alguma clareza do ano de 1977, quando eu tinha nove anos. Naquela época, o Brasil era muito diferente, mas, de certa forma, também muito parecido com o de hoje.”
Esta será a terceira vez que Kleber Mendonça Filho participa do festival. Ele já esteve na competição com Bacurau(2019), que venceu o Prêmio do Júri, e apresentou Retratos Fantasmas (2023) fora de competição. Segundo o cineasta, exibir O Agente Secreto em Cannes “encerra a realização do filme e inaugura sua trajetória”.
“É uma história muito brasileira e, por isso mesmo, é um filme do mundo todo”, disse Kleber.
“Cannes é minha primeira memória de ter conversado com Kleber, no ano de 2003, quando estive lá com o filme Cidade Baixa”, relembrou Wagner Moura.
Além de Moura, o elenco inclui Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Thomás Aquino, Udo Kier, Suzy Lopes, Carlos Francisco, Alice Carvalho e outros nomes. A produção é assinada por Emilie Lesclaux e o lançamento nos cinemas está previsto para 2025.
Neste ano, o Brasil também será o país homenageado no Marché du Film, área de negócios do festival, como parte das celebrações de 200 anos de relações diplomáticas com a França.
Filmes selecionados para a competição oficial de Cannes 2025:
Alpha, Julie Ducournau
Dossier 137, Dominik Moll
Eddington, Ari Aster
The Eagles of the Republic, Tarik Saleh
Fuori, Mario Martone
The History of Sound, Oliver Hermanus
Fonte: rollingstone.com.br