PUBLICIDADE

NuScore: Nubank libera ferramenta que mostra a nota de crédito do cliente


O Nubank começou a liberar nesta terça-feira (8) o NuScore, uma ferramenta que mostra a nota de crédito do cliente junto ao banco. A novidade também adiciona sugestões para que o usuário melhore a sua saúde financeira e, consequentemente, a relação com a empresa.

Em teste desde setembro do ano passado com um grupo reduzido de correntistas, o recurso que será ampliado agora para toda a base de clientes elegíveis ajuda a entender como a fintech define o limite do cartão de crédito e a liberação de empréstimos e outros produtos. Pelo app, o usuário confere quais comportamentos são analisados.

O resultado do NuScore não tem relação com a nota de crédito do Serasa. (Imagem: Nubank/Divulgação)

Segundo o banco digital, o NuScore é baseado em informações coletadas por meio do relacionamento com a própria instituição financeira e também com o mercado como um todo. A nota vai de 0 a 1.000 e, quanto mais alto o score, melhor é o perfil financeiro conforme os critérios adotados pela iniciativa.

“Acreditamos que fornecer aos clientes uma visão detalhada de seu perfil de crédito contribuirá para uma maior educação financeira, permitindo que tomem decisões mais fundamentadas e informadas. Nosso objetivo é estabelecer uma parceria sólida com nossos clientes para a construção de um perfil de crédito robusto”, destacou o diretor responsável pelo segmento no Nubank, Arthur Valadão.

Como funciona o NuScore?

Para definir a nota de crédito, a fintech analisa mensalmente comportamentos como o score de crédito do cliente no mercado, fornecido por empresas como a Serasa, e a assiduidade dos pagamentos de faturas de cartões e empréstimos feitos no Nubank e em outros bancos. Nota baixa e atrasos podem pesar negativamente.

A utilização dos serviços oferecidos pela instituição também é considerada na avaliação. Isso inclui situações como dinheiro guardado nas caixinhas, uso saudável do limite do cartão de crédito, transações feitas com o cartão e a quantidade de vezes que ele é usado na comparação com os produtos de crédito de outros bancos.

nuscore-nota-de-credito-nubank-2.jpg
A fintech avalia vários fatores para calcular o NuScore. (Imagem: Nubank/Divulgação)

Na análise, a fintech verifica, ainda, o comprometimento da sua renda com os gastos no cartão, o que permite entender se há riscos de perder o controle das finanças com uma maior facilidade. O ideal é fazer parcelamentos menores e manter os gastos abaixo da soma dos ganhos, como observa a empresa.

Fatores como o tempo de relacionamento com o Nubank e utilizá-lo como banco principal também ajudam a aumentar a nota do NuScore. O mesmo vale para o compartilhamento de dados por meio do Open Finance e para a manutenção da renda atualizada no aplicativo.

Como conferir o score de crédito do Nubank?

Para consultar o NuScore, basta tocar em “Cartão de Crédito” na tela inicial do app e depois em “NuScore”. Na nova seção, o cliente visualiza sua pontuação no mês, a evolução do score e pode checar quais comportamentos influenciaram positivamente e negativamente na avaliação, entre outras informações.

A função está sendo liberada gradativamente, ou seja, é possível que nem todos a visualizem por agora. Caso o recurso ainda não esteja disponível em seu app, será necessário aguardar mais algum tempo para acessá-lo.

A pontuação do NuScore tem a seguinte classificação:

  • De 0 a 400: muito baixo;
  • De 401 650: baixo;
  • De 651 a 800: regular;
  • De 801 a 900: alto;
  • De 901 a 1.000: muito alto.

Curtiu o conteúdo? Não se esqueça de compartilhar esta e outras notícias do TecMundo nas redes sociais.



Fonte: TecMundo

Leia mais

PUBLICIDADE