PUBLICIDADE

Nova escola de Santos homenageia Rei do Futebol


A Prefeitura de Santos entregou, na manhã desta terça-feira (10), a Unidade Municipal de Ensino (UME) Edson Arantes do Nascimento, uma escola de 5 mil metros quadrados para atender 500 estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), inclusive em período integral. Conforme destacou o prefeito Rogério Santos (Republicanos) durante a inauguração, o nome da escola representa a realização de um sonho que o jogador homenageado mantinha para além dos gramados.

“Pelé é um ídolo, conhecido em todo o mundo, o ídolo do meu pai, um rei, o atleta do século 20, um ser de outro planeta, como disse o Pepe, Canhão da Vila. Mas aqui homenageamos o Edson, o humano que errava, acertava, se emocionava e sempre se preocupou com a educação, com investimento no futuro das crianças”.

Nem Pelé, nem Edson. Para Maria Lúcia Magalhães, de 81 anos, ele era Dico. Emocionada “e muito feliz”, a caçula e única irmã do ex-jogador lembrou episódios em que o irmão se envolveu diretamente com educação. Em um deles – “isso faz bem mais de 30 anos, acho” – ele a chamou em seu escritório. “Queria que eu fosse uma espécie de assistente social e procurasse uma creche para que pudesse ajudar. Eu conheci uma senhora lá em São Vicente, na Vila Margarida, que, em meio às palafitas, cuidava das crianças para as mães irem trabalhar. Primeiramente, Dico mandou reformar o local, que não tinha nem banheiro. Depois, construiu a creche e fez uma casinha para que a senhora saísse do barraco. Conclusão: trabalhei mais de 20 anos lá na Paraíso Infantil, com ele colaborando, até que precisamos da ajuda da Prefeitura”.

aria Lúcia também recordou “outro sonho” que Dico realizou quando foi para o Guarujá. “Negociou um terreno com a Prefeitura e construiu a Creche Ambrosina, que é o nome da minha avó e que eu tive o prazer de inaugurar juntamente com ele. Enfim, foram várias coisas que ele fez. Por isso, estar aqui inaugurando essa escola que leva o nome dele, é mais uma grande emoção”.

JUSTIÇA SOCIAL

Daniele Magalhães Zili, filha de Maria Lúcia também participou do evento, ao lado pai, Davi Magalhães. De acordo com ela, a emoção não estava restrita “à realização de um sonho do Pelé, mas de todas as pessoas que querem uma sociedade mais justa, mais verdadeira, e veem na educação um caminho para realizar coisas boas”.

A estudante Julia Andrade representou os alunos e leu uma saudação ao homenageado: “o verdadeiro gol de placa é a educação”. A vice-prefeita e secretária de Educação, Audrey Kleys, também destacou a importância do ensino e o “avanço” com a conquista de mais uma escola em período integral.

A ESCOLA

A UME Edson Arantes do Nascimento, localizada na Avenida Ana Costa, 392, no Gonzaga, é resultado de um investimento de quase R$ 29 milhões, com recursos próprios do Município. Conta com 20 salas de aula, biblioteca, auditório, laboratório, refeitório e salas de artes, de estudo e de Atendimento Educacional Especializado. Há quadra poliesportiva e vestiários. É 100% acessível e monitorada por câmeras ligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) de Santos.



Fonte: Jornal Da Orla

Leia mais

PUBLICIDADE