Nick Cave nunca foi um grande entusiasta da inteligência artificial. Pelo contrário: já chamou a tecnologia de “perturbadora” e descreveu as letras criadas pelo ChatGPT como “uma zombaria grotesca do que significa ser humano”. Mas agora, ao ver um novo vídeo feito com IA para celebrar os 40 anos da canção “Tupelo”, do The Bad Seeds, o músico parece ter mudado de ideia, ao menos um pouco.
O responsável pela mudança foi o cineasta Andrew Dominik, colaborador frequente de Cave, que criou o curta como um presente-surpresa para comemorar o aniversário da faixa lançada em 1985. O clipe usa imagens de arquivo do nascimento de Elvis Presley e as anima com IA, criando um efeito visual impactante. “É um filme para acompanhar sua música, ‘Tupelo’”, disse o diretor, que usou fotos de época para contar, de forma simbólica, a história do Rei do Rock e da própria música.
Ao relatar a surpresa em seu blog The Red Hand Files, Nick Cave contou que ficou reticente ao saber que o vídeo havia sido gerado com IA. “Jesus”, disse ele a Dominik, que respondeu de forma direta: “Suspende seus malditos preconceitos e assiste!”.
Depois de ver o vídeo ao lado de sua esposa, Susie, Cave reconheceu que a experiência o tocou profundamente: “Foi uma interpretação extraordinária da canção, com alma, emoção e uma originalidade genuína. As fotos de Elvis animadas pareciam trazê-lo de volta à vida. As imagens de crucificação e ressurreição no final foram chocantes e comoventes”. Ele ainda completou:
Enquanto assistia àquele pequeno filme surreal do Andrew, senti minha visão sobre o uso artístico da IA suavizar. Em certa medida, mudei de ideia.
No texto publicado nesta segunda (29), Cave ainda refletiu sobre o ato de mudar de opinião: “Acredito que a capacidade de mudar de ideia é a própria definição de força. É seguir a verdade para onde ela levar, com flexibilidade e humildade”. O cantor também comentou que, embora ainda tenha críticas à maneira como algumas ferramentas eliminam o processo criativo humano, reconhece que a IA é “uma ferramenta, como qualquer outra”.
Independentemente da aceitação de Nick quanto ao uso da ferramenta neste caso, o vídeo também gerou comentários polarizados nas redes sociais.
“Tupelo”, lançada no disco The Firstborn Is Dead, foi tocada em quase todos os shows dos Bad Seeds desde sua criação e se mantém como uma das faixas mais potentes da discografia de Cave. Agora, com esse novo clipe, a música ganha uma nova camada de simbolismo e emoção, trazendo Elvis de volta à vida por meio da tecnologia que o próprio Cave costumava rejeitar.
Assista ao videoclipe na íntegra:
+++ LEIA MAIS: A lição que Nick Cave aprendeu com luto pelo filho que morreu
+++ LEIA MAIS: Por que Nick Cave recusou convite para participar de música de Morrissey?
+++ LEIA MAIS: A história hilária de confusão entre Nicolas Cage e Nick Cave em São Paulo
+++ LEIA MAIS: O álbum ‘surpreendente e alucinante’ que Nick Cave recomenda
Fonte: rollingstone.com.br