Ney Matogrosso lançou, nesta sexta-feira, 18, o EP de gravações inéditas Homem com H. O projeto é derivado da aclamada cinebiografia dirigida por Esmir Filho.
No EP, Ney traz quatro canções: “Rosa de Hiroshima” (Vinicius de Moraes), “O Mundo é um Moinho” (Cartola), “Casinha Pequenina” (autor desconhecido/domínio público) e “Réquiem para Matraga” (Geraldo Vandré). As faixas foram gravadas especialmente para o filme, que teve trilha sonora produzida pelo estúdio Amabis, liderado pelos irmãos Gui, Rica e Mariana Amabis.
Logo na pré-produção do filme, o Esmir Filho pensava quais músicas estariam na cinebiografia. E as canções inéditas já estavam nos planos. “Existiam músicas da história do Ney, que ele cantava antes de ter surgido nos palcos com Secos & Molhados, e outras que nunca tinham sido gravadas”, contou o diretor à Rolling Stone Brasil. Consciente sobre a importância dessas músicas para a própria história, Ney topou a ideia.
Cada faixa presente no EP teve uma jornada específica. A abertura acontece com a regravação do clássico “Rosa de Hiroshima”. A versão não está no filme, mas foi pensada como uma faixa celebrativa. Em seguida, aparece “O Mundo é um Moinho”, canção de Cartola que já ganhou a voz de Ney em outras oportunidades, e agora surge com João Camarero no violão.
“‘Casinha Pequenina’ – que cobre a fase do Ney em Brasília, no início de sua carreira como músico – partiu da pesquisa do repertório dos corais madrigais dos anos 1950/60. Convidamos a arranjadora vocal Tarita de Souza para arranjar e arregimentar o coral que acompanha Ney na gravação da música e na cena do filme”, conta Gui Amabis. Por fim, “Réquiem para Matraga” representa a relação do cantor com a compositora Luhli.
“A gravação dessas músicas, a dedicação do Ney na trilha, em estar com a gente, muitas vezes até dublar o Jesuíta, foi imprescindível para o filme. Então, estou muito feliz que essas músicas sejam lançadas agora nesse EP, com essas versões que estão só no filme”, comenta o diretor.
Sobre Homem com H
Homem com H aborda diferentes fases da carreira de Ney, desde a sua infância, passando pela adolescência e a vida adulta. A produção acompanha um rapaz de origem humilde apaixonado pela natureza, que se liberta das opressões e figuras de autoridade, quebra preconceitos e se torna um dos artistas mais influentes de sua geração.
A produção retrata a difícil relação com o pai ao longo da vida, o sucesso com o grupo Secos e Molhados em meio à ditadura militar, os amores e as grandes amizades de Ney, incluindo Cazuza, e o seu triunfo na carreira solo.
Além de Jesuíta Barbosa, Homem com H conta com Jullio Reis (S.O.S. Mulheres ao Mar 2) como Cazuza; e Bruno Montaleone (O Lado Bom de Ser Traída) como o médico Marco de Maria, companheiro de Ney durante 13 anos.
O elenco da cinebiografia ainda inclui Rômulo Braga (DNA do Crime), Hermila Guedes (Irmandade), Mauro Soares (António Um Dois Três), Jeff Lyrio (Nina e o Abismo), Carol Abras (Vale dos Esquecidos), Lara Tremoroux (Medusa) e a cantora Céu. Assista ao trailer:
+++LEIA MAIS: A única condição de Ney Matogrosso para realização do filme ‘Homem com H’
+++LEIA MAIS: 5 motivos para assistir a Homem com H na Netflix
Fonte: rollingstone.com.br