O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse nesta terça-feira (12) que a possibilidade de um acordo parcial de cessar-fogo com o Hamas, para a libertação de reféns que seguem nas mãos do grupo terrorista na Faixa de Gaza, “já passou”.
O premiê fez as declarações em entrevista ao canal de televisão i24. “Vocês ouviram o presidente [americano, Donald] Trump”, disse Netanyahu, quando perguntado sobre a possibilidade de um acordo. “Acho que [esse momento] já passou.”
Netanyahu fez referência a um comentário feito na segunda-feira (11) por Trump, de que o Hamas “não está pronto” para um acordo. No final de julho, os Estados Unidos e Israel se retiraram de negociações em Doha, no Catar, alegando “falta de vontade” do grupo terrorista para chegar a um cessar-fogo.
“Fizemos todos os tipos de tentativas”, disse Netanyahu hoje. “Ficou claro para nós que eles estão apenas nos enganando.”
Cinquenta reféns permanecem em Gaza, dos quais apenas 20 estariam vivos, segundo o governo de Israel. “Quero todos os reféns — tanto os vivos quanto os mortos”, disse Netanyahu ao i24.
Na semana passada, o gabinete de segurança de Israel aprovou um plano com cinco pontos para dar fim à guerra e cuja primeira fase inclui a evacuação da Cidade de Gaza e a expansão da distribuição de ajuda humanitária na Faixa até 7 de outubro, dia em que se completarão dois anos dos ataques do Hamas que deflagraram o conflito.
Fonte: Revista Oeste