PUBLICIDADE

Navio colide com duas balsas e provoca susto na entrada do Porto


Por razões a serem apuradas, um navio de bandeira de Singapura e duas balsas que fazem a travessia entre Santos e Guarujá colidiram na noite desta segunda-feira (16), em frente ao Ferry Boat. A princípio não houve feridos.

O acidente ocorreu por volta das 22 horas. De acordo com testemunhas e imagens divulgadas, o navio Seaspan Empire, carregado com contêineres, deixava o Porto de Santos, quando, ao passar pelo trecho da travessia, não teve tempo de desviar das duas balsas. Segundo testemunhas, uma das embarcações rebocava a segunda e nenhuma das duas transportava veículos ou passageiros no momento do incidente. Nas imagens é possível ver tripulantes de uma das balsas, a FB-15, atirando-se no mar segundos antes da colisão. Eles foram resgatados por outros marinheiros. A segunda balsa, a FB-14, chegou a ser empurrada por alguns metros, até soltar-se do navio.

O Seaspan Empire é um navio de contêineres, construído em 2010 e atualmente navegando sob bandeira de Singapura. Tem 294 metros de comprimento.

De acordo com a Praticagem de Santos, o navio atracaria em um terminal na margem esquerda (lado de Guarujá) do Porto, Porém, devido à falta de espaço no cais, retornou para a barra. A Praticagem afirma que foi feito contato com o ferry boat quando o navio passava pelo Armazém 35, mas uma das balsas e a outra que estava em manutenção sendo rebocada, “inadvertidamente atravessaram na frente do navio”. O navio seguiu para fora do canal para tentar voltar quando tiver espaço no terminal. Aparentemente, não houve danos estruturais devido à colisão.

O incidente não interferiu na travessia de balsas. A espera do lado de Guarujá, que era de 80 minutos por volta das 18 horas, devido ao excesso de veículos, estava em 50 minutos no momento na colisão. No fim da noite o movimento estava normalizado.

O Jornal da Orla está em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado (Semil), responsável pela travessia de balsas, a Capitania dos Portos e a Autoridade Portuária de Santos. O espaço segue aberto.



Fonte: Jornal Da Orla

Leia mais

PUBLICIDADE