PUBLICIDADE

Moptop lança música inédita e reencontra fãs após 15 anos


“O rock acabou”, canta o Moptop em um de seus maiores sucessos. Agora, o grupo está de volta e mostra que o rock também pode renascer. Nesta sexta-feira, 11, a banda lança o single “Last Time” e dá início a uma nova fase após 15 anos longe dos holofotes.

As novidades não param por aí. Além da faixa inédita — que antecipa o álbum Ghosts, previsto para chegar às plataformas digitais em maio — o grupo também celebra o retorno com uma apresentação no Augusta Hi-Fi, em São Paulo, no dia 12 de julho. A última vez que o Moptop subiu ao palco foi em 2010, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, quando abriu o show de Franz Ferdinand.

Fazia mais de dez anos que eu não pegava numa guitarra. Me dei um violão novo de presente de aniversário e, inacreditavelmente, as músicas começaram a surgir, uma atrás da outra. Havia muitos motivos para não gravar esse disco nem voltar com a banda — trabalho, família, a distância enorme entre a gente e, acima de tudo, a impossibilidade de ensaios. Mesmo assim, sentimos que precisávamos fazer isso acontecer — trazer essas músicas ao mundo, tocá-las juntos ao vivo e celebrar a história especial do Moptop com os fãs, nem que fosse só mais uma vez”, explica o cantor, guitarrista e compositor Gabriel Marques.

“Last Time”, novo single do Moptop (Foto: Divulgação)

O Moptop nasceu no Rio de Janeiro em 2003 e foi batizado em referência ao corte de cabelo popularizado pelos Beatles nos anos 1960. Com uma trajetória marcante no rock independente nacional, a banda ajudou a definir o som do indie brasileiro nos anos 2000. 

Entre os destaques, estão os dois álbuns de estúdio, Moptop (2006) e Como Se Comportar (2008), ambos pela Universal Music, e a participação no DVD e álbum MTV Ao Vivo 5 Bandas de Rock, projeto que reuniu alguns dos principais representantes nacionais do gênero na época.

O estilo do grupo mesclava a urgência do punk, a sensibilidade melódica do britpop e a estética vibrante do indie rock, uma mistura que conquistou público, crítica e prêmios.

Formado por Gabriel Marques (voz/guitarra), Rodrigo Curi (guitarra), Daniel Campos (baixo) e Mario Mamede (bateria), o Moptop realizou mais de 200 shows pelo Brasil, passando por festivais como Porão do Rock, Claro Que É Rock, MADA e Abril Pro Rock, além de dividir o palco com bandas internacionais como Oasis, Interpol, Placebo, Keane e The Bravery.

Moptop (Foto: Divulgação)
Moptop (Foto: Divulgação)

Um retorno às origens

Além de marcar um resgate das raízes do Moptop, o novo álbum também reflete tudo o que mudou desde então. Com dez faixas, o disco foi feito de forma independente, seguindo o espírito “faça você mesmo” que sempre acompanhou a banda. O trabalho foi todo gravado em inglês, uma escolha natural tanto pelas influências que moldaram o som do grupo quanto pelo fato de Gabriel e Rodrigo viverem hoje no exterior.

Liricamente, as canções mergulham nas mudanças, desafios e contradições da vida. A intensidade emocional característica das composições de Gabriel ressurge com uma abordagem mais madura, em que as letras exploram nostalgia, urgência, sonhos, relacionamentos e traumas, refletindo a complexidade de seguir em frente sem deixar o passado para trás.

Já a sonoridade do álbum preserva a energia crua e melódica do Moptop, mas também expande seu alcance, experimentando novas camadas, instrumentos inéditos e momentos de maior sutileza. O disco foi produzido remotamente pelos quatro integrantes.

A mixagem é de Daniel Carvalho — que trabalhou com nomes como Caetano Veloso, Los Hermanos, Nação Zumbi e Marisa Monte —, enquanto Fred Kevorkian — que colaborou com The White Stripes, Iggy Pop, The National — masterizou o projeto em Nova York. O álbum conta com a participação de Vitor Campos (Maldita, Tunnel Vision), na bateria, e Fabrizio Iorio (Som da Rua, Detonautas), nos teclados. 

A volta aos palcos

O único show confirmado até agora será em São Paulo, no dia 12 Julho, no Augusta Hi-Fi, trazendo um repertório que abrange toda a trajetória do Moptop. Além de faixas do novo álbum, os fãs podem esperar os principais sucessos dos dois primeiros discos, incluindo “O Rock Acabou”, “Sempre Igual”, “Contramão” e “Aonde Quer Chegar”. Novas apresentações podem ser anunciadas em breve.

O icônico site da banda (moptopmusic.com) — vencedor do prêmio de Melhor Site no MTV VMB e indicado ao SXSW — está de volta ao ar, trazendo conteúdos inéditos e um acervo especial para os fãs.

Depois de 15 anos de intervalo, o Moptop retorna não apenas para relembrar o passado, mas para mostrar que sua música continua viva.

+++LEIA MAIS: O Teatro Mágico reúne formação original após 10 anos: ‘Teve abraço e perdão’



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE