PUBLICIDADE

México cria loteria para ajudar imigrantes nos Estados Unidos


A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou nesta sexta-feira (25) a criação de uma loteria para arrecadar recursos para imigrantes mexicanos nos Estados Unidos. O valor total dos prêmios chega aos R$ 126 milhões e eles serão enviados aos consulados no país vizinho.

“O recurso que se obtenha depois dos prêmios vai ser para fortalecer todo o apoio dos imigrantes nos Estados Unidos por parte de nossos consulados”, afirmou Sheinbaum.

A iniciativa ocorre em meio a tensões com seu homólogo americano, Donald Trump, que vem endurecendo políticas migratórias. Atualmente, cerca de 12 milhões de mexicanos vivem nos EUA.

Os bilhetes da loteria vêm com a mensagem “México com M de migrante” e a imagem de um coração cercado por espigas de milho e uma planta nativa mexicana, o maguey.

O sorteio está marcado para 15 de setembro, data importante no calendário do México: os mexicanos comemoram o início da guerra de independência contra a Espanha, que ocorreu no ano de 1810. De acordo com Sheinbaum, a celebração deste ano será dedicada “a nossos irmãos migrantes”.

Na quinta-feira (24), a mandatária informou que aproximadamente 75 mil mexicanos manifestaram que querem se repatriar de maneira voluntária desde o início do segundo mandato de Trump, em janeiro.

Os mexicanos que querem se repatriar são majoritariamente de Los Angeles — cidade com a maior comunidade do México fora do país, e seus pedidos ocorrem durante operações de autoridades americanas contra imigrantes ilegais.



Fonte: Revista Oeste

Leia mais

PUBLICIDADE