Mergulhadores recuperaram nesta segunda-feira, 14, o rotor principal do helicóptero que caiu no Rio Hudson, em Nova York, na última quinta-feira, 10. O resgate da peça pode fornecer informações valiosas para os investigadores que apuram as causas do acidente. Morreram o piloto e cinco pessoas de uma família espanhola.
Testemunhas viram mergulhadores retirando o rotor do rio turvo. A peça pode ser a pista necessária para entender a razão de o helicóptero principalmente se desintegrar no ar e depois mergulhar no rio. Conforme o jornal New York Post, um vídeo mostra o rotor girando enquanto despenca de forma desacoplada da aeronave.
Helicóptero apresentou problemas em 2024
As autoridades envolvidas no caso retiraram grandes pedaços de destroços do veículo que era de propriedade e estava sob a operação da New York Helicopter. A empresa anunciou que decidiu encerrar as suas operações.
🌩
🇺🇸🚁☄️
Helicóptero condenado de Nova York estava em vídeo de SEGURANÇA da empresa
O mesmo helicóptero que caiu no Rio Hudson, matando uma família de cinco pessoas e o piloto. pic.twitter.com/9J8uEAGhj0
— O Despertar👽🛸 💫 (@AnnaMonteiroAn1) April 12, 2025
O helicóptero Bell 206L-4 LongRanger IV apresentou, em setembro de 2024, um problema mecânico em seu conjunto de transmissão, conforme revelaram registros da Administração Federal de Aviação (FAA). A FAA equivale à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no Brasil.
Como parte da apuração, os investigadores vão analisar os destroços, bem como o trabalho de manutenção que a aeronave recebeu, incluindo diretrizes de aeronavegabilidade de segurança recentes que a FAA emitiu sobre os modelos de helicópteros Bell 206L.
Pilot in Hudson River Helicopter Crash Was Navy SEAL Veteran, Seankese “Sean” Johnson. He was certified to fly commercial helicopters since August of 2023, according to FAA records, and the NTSB noted he had completed 788 hours of flight time.
https://t.co/XwhXP5TbzO via…— Savvy Feline (@CandyKain927) April 12, 2025
A primeira diretriz, de dezembro de 2022, exigia a inspeção e possível substituição das pás do rotor principal dos modelos devido à “delaminação”. Trata-se de um problema com as camadas internas da pá que se separam em razão da fadiga do material, danos ou outros defeitos.
A segunda diretriz, que o órgão emitiu em maio de 2023, exigia a realização de testes nos eixos do rotor de cauda de oito modelos, incluindo o helicóptero que protagonizou o acidente no dia 10. As autoridades ainda não determinaram o que exatamente causou o incidente.
O rotor de cauda se chocou com a hélice, ambos se soltaram e isso derrubou o helicóptero no Hudson River em NY? O que você acha que aconteceu aqui?👇🏼 pic.twitter.com/H6EvntvWV5
— Filipe Sabará (@FilipeSabara) April 12, 2025
O serviço de resgate recuperou os corpos das seis vítimas logo depois do acidente. Morreram o piloto Seankese Johnson, 36, o CEO da Siemens na Espanha, Agustin Escobar, 49, sua esposa, Mercè Camprubí Montal, 39, seus três filhos, Victor, 4, Mercedes, 8, e Agustin, 10.
+ Leia mais notícias de Mundo na Oeste
Fonte: Revista Oeste