PUBLICIDADE

Mercado Livre e Mercado Pago fora do ar? Clientes reclamam de instabilidade nesta quarta (9)


Usuários do Mercado Livre reclamaram de dificuldades para acessar a plataforma de vendas na manhã desta quarta-feira (9), de acordo com relatos no X. A instabilidade também afetou o Mercado Pago e parece não ter ficado restrita ao Brasil, impactando clientes do marketplace e da fintech em outros países.

Registros no Downdetector, que monitora a disponibilidade de serviços online, indicam que os problemas começaram pouco depois das 11h no Mercado Livre. A maioria das reclamações foi relacionada à versão web, com 54% dos relatos, mas quem tentou acessar a loja online pelo aplicativo também se deu mal.

Problemas para acessar o Mercado Livre registrados nesta manhã. (Imagem: Downdetector/Reprodução)

Produtos à venda não exibidos, links que não levavam a nada e erro na hora de finalizar a compra foram algumas das complicações enfrentadas pelos usuários durante o período em que a plataforma esteve com o funcionamento limitado. Outras pessoas também reclamaram que não conseguiam fazer login no serviço.

Houve, ainda, relatos sobre falhas nas buscas por itens no site e no app do Mercado Livre, rastreamento de compras indisponível e dificuldade para fazer alterações no cadastro. As reclamações sobre a indisponibilidade no e-commerce se intensificaram às 11h40, quando o Downdetector acumulou mais de 1.060 registros.

Pix, maquininha e saldo offline

Situação semelhante ocorreu com quem tentou utilizar o Mercado Pago para transferências, pagamentos e outras finalidades. A plataforma especializada em alertas sobre interrupções de serviços aponta que a instabilidade teve início às 11h15 e atingiu o pico uma hora depois, chegando a 600 reclamações.

No caso do banco digital da gigante do comércio eletrônico, a instabilidade afetou desde a consulta de saldo, que poderia aparecer zerado ou não atualizava, à realização de pagamentos. A ferramenta de geração de QR Code também ficou indisponível momentaneamente.

Além disso, os clientes da fintech que tentaram utilizar o Pix se depararam com a função fora do ar. Conforme os relatos no antigo Twitter, muita gente teve problema para pagamentos no caixa do supermercado, da padaria e na farmácia, bem como para pagar a corrida do Uber, sendo preciso usar bancos concorrentes ou recorrer a outras formas de pagamento.

Outro serviço que parece ter sido afetado foi a maquininha do Mercado Pago, com alguns usuários reclamando da impossibilidade de passar pagamentos no cartão com o dispositivo fornecido pela marca.

Os serviços já voltaram ao ar?

mercado-livre-e-mercado-pago-fora-do-ar-2.jpg
As reclamações diminuíram após as 13h. (Imagem: Downdetector/Reprodução)

Como mostra o Downdetector, o número de queixas sobre o Mercado Livre fora do ar e o Mercado Pago indisponível reduziu consideravelmente após as 13h, sugerindo que as duas plataformas voltaram a funcionar para a maioria dos usuários. A quantidade de relatos também seguiu baixa depois das 14h.

Testes feitos pelo TecMundo terminaram com os dois serviços funcionando normalmente às 14h30. Um dos principais alvos das queixas, o Pix enviou e recebeu transferências no Mercado Pago sem dificuldade, enquanto o Mercado Livre apresentou navegabilidade sem interrupções.

Até o momento, a empresa não se pronunciou a respeito dos problemas que causaram a indisponibilidade temporária das duas plataformas.

Você teve alguma dificuldade para realizar compras no marketplace ou finalizar o Pix pelo banco digital? Conte a sua experiência nas redes sociais do TecMundo.





Fonte: TecMundo

Leia mais

PUBLICIDADE