O período começou marcado por novas ameaças do presidente dos Estados Unidos
Agrolink
– Leonardo Gottems
Estimado usuário.
Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
O período começou marcado por novas ameaças do presidente dos Estados Unidos – Foto: Pixabay
O mercado de câmbio iniciou a semana influenciado por fatores externos e internos, com atenção voltada às decisões de política monetária, ao ambiente geopolítico e à divulgação de indicadores econômicos relevantes. Segundo análise da StoneX, esse conjunto de variáveis tem direcionado os movimentos recentes do real frente ao dólar e de outros ativos financeiros.
O período começou marcado por novas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, relacionadas à imposição de tarifas alfandegárias adicionais a países contrários à anexação da Groenlândia. Esse discurso provocou uma fuga generalizada de ativos norte-americanos e contribuiu para o fortalecimento do real, além de impulsionar ativos considerados porto-seguro, como o ouro. Ao longo da semana, no entanto, houve um alívio parcial das tensões após Trump suavizar sua retórica e retirar as ameaças de uso de força militar e de novas tarifas. Apesar disso, as negociações envolvendo a Organização do Tratado do Atlântico Norte e o acesso americano à Groenlândia permanecem sem definição, mantendo um grau de incerteza no cenário internacional.
No campo econômico, foram divulgados nos Estados Unidos a leitura final do Produto Interno Bruto do terceiro trimestre e o índice de preços de despesas pessoais de novembro. Os resultados vieram em linha com as projeções, com crescimento anualizado de 4,4% do PIB e alta de 0,2% no PCE. Esse desempenho reforçou a avaliação de que a economia americana segue resiliente, o que contribuiu para reduzir as apostas do mercado em cortes adicionais de juros no curto prazo, inclusive na próxima reunião do Federal Reserve. Esse contexto externo, combinado às expectativas em torno das decisões de juros no Brasil, tende a seguir influenciando o comportamento do câmbio nos próximos dias.
Fonte: AGROLINK


