Peter Navarro, conselheiro sênior de comércio e indústria do presidente americano, Donald Trump, publicou nesta terça-feira (19) no X uma mensagem ironizando um escritório local de advocacia especializado em lobby que fez um documento para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), traçando estratégias sobre como negociar com o governo dos Estados Unidos para reduzir o tarifaço imposto ao Brasil.
O conselheiro também pediu na mensagem a libertação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Para um alívio cômico, acesse o Substack”, escreveu Navarro, que anexou o link onde é possível baixar um documento produzido pelo escritório de advocacia Brownstein Hyatt Farber Schreck para a CNI.
“Baixe o folheto de um [escritório de advocacia] lobista de Washington se gabando para os brasileiros de que conseguiria pressionar a Casa Branca e reduzir tarifas. Memorando para o Brownstein Hyatt: vocês JAMAIS vão aparecer na minha porta na Casa Branca. Não quero tropeçar na sua gosma. Vocês estão acompanhando o Politico [site americano conhecido pela cobertura crítica a Trump]? Libertem Jair Bolsonaro!”, disse Navarro.
O folheto mencionado pelo conselheiro fala em “proposta para o serviço de relações governamentais federais”, mas não menciona se a CNI contratou o escritório de advocacia e lobby para tal tarefa.
O documento afirma que uma das pessoas da gestão Trump com quem o Brownstein Hyatt Farber Schreck tentaria contato para a negociação das tarifas seria Navarro.
Bolsonaro teve prisão domiciliar decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no último dia 4, alegando desrespeito a medidas cautelares impostas pela corte.
No último dia 6, entrou em vigor uma tarifa de 50% na importação de produtos brasileiros imposta por Washington.
O governo Trump mencionou como um dos motivos para a tarifa o processo contra Jair Bolsonaro no STF, por acusações de tentativa de golpe de Estado após a eleição de 2022, julgamento que a gestão do republicano considera uma “caça às bruxas”.
Entretanto, a taxa não foi aplicada para cerca de 700 produtos brasileiros, entre eles, suco e polpa de laranja e aeronaves civis.
Peter Navarro acompanha Trump desde a primeira campanha presidencial do republicano, em 2016, e é apontado como o “mentor” da política de pesadas tarifas sobre importações de produtos de outros países adotada pelo presidente no seu primeiro mandato e intensificada no segundo.
Fonte: Revista Oeste