O médico Salvador Plasencia, de 43 anos, declarou-se culpado nesta quarta-feira (24) por quatro acusações de distribuição ilegal de cetamina. O profissional, que atendia o ator Matthew Perry, morto por overdose em outubro de 2023, deverá perder sua licença médica nas próximas semanas e aguarda a sentença marcada para 3 de dezembro.
De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, Plasencia admitiu ter fornecido cetamina ao astro de Friends sem justificativa médica legítima. Em troca da confissão, a promotoria retirou acusações de falsificação de prontuários e outras denúncias relacionadas à distribuição do anestésico.
Embora a pena máxima para os crimes ultrapasse 40 anos de prisão, espera-se que a sentença final seja consideravelmente menor, seguindo as diretrizes federais.
Antes do acordo judicial, o médico estava escalado para ir a julgamento ao lado de outros envolvidos no caso. Três deles — Erik Fleming, Kenneth Iwamasa e Mark Chavez — já haviam se declarado culpados por conspiração para distribuir cetamina. A última ré a ser julgada é Jasveen Sangha, apelidada pela imprensa de “Rainha da Cetamina”, que teria mantido um depósito clandestino da substância em North Hollywood.
Segundo autoridades, após a morte de Perry, Plasencia tentou encobrir sua participação com um plano de tratamento falso. Mensagens de texto recuperadas pela investigação mostram o médico se vangloriando de seu “negócio” com o ator, chegando a dizer: “Quero ver quanto esse idiota vai pagar… Vamos descobrir”.
“[Plasencia] basicamente agiu como um traficante de esquina, vendendo uma substância perigosa para alguém que ele sabia que era dependente”, afirmou o procurador assistente dos EUA Ian Yanniello durante a audiência de acusação de Plasencia, no ano passado, no centro de Los Angeles. “Ele chegou a comentar com outro paciente que a vítima estava perdendo o controle, mas ainda assim se ofereceu para vender mais cetamina [a Perry]”.
No acordo judicial assinado em 13 de junho, Salvador Plasencia admitiu que, em uma ocasião, injetou cetamina em Matthew Perry enquanto o ator estava no banco de trás de um carro estacionado em frente ao Aquário de Long Beach, na Califórnia. Ele também reconheceu que visitou a casa de Perry em 12 de outubro de 2023, aplicou a substância e, em seguida, observou a pressão arterial do ator disparar, fazendo com que ele “ficasse paralisado”.
“Apesar da reação da vítima M.P., o réu deixou frascos adicionais de cetamina com o réu Iwamasa, sabendo que Iwamasa injetaria a cetamina na vítima M.P.”, diz o documento do acordo.
Perry, ator mais conhecido por interpretar Chandler Bing na série Friends, morreu em 28 de outubro de 2023, aos 54 anos, em decorrência dos efeitos agudos da cetamina, segundo apontou seu exame de autópsia. Ele foi encontrado de bruços em uma banheira de hidromassagem em sua casa no bairro Pacific Palisades, em Los Angeles.
As autoridades informaram que Perry “ficou viciado” em cetamina intravenosa enquanto buscava tratamento para depressão e ansiedade em uma clínica local no outono de 2023. Segundo eles, quando a clínica se recusou a aumentar sua dosagem, Perry recorreu aos quatro fornecedores acusados no caso.
Fonte:Variety
LEIA TAMBÉM:A atriz de Friends que acredita que Matthew Perry a visitou como um falcão
Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!
- Anora
- Conclave
- Flow
- O Brutalista
- Mickey 17
- Vitória
- Pecadores
- Thunderbolts*
- Homem com H
- Karatê Kid: Lendas
- Premonição 6: Laços de Sangue
- Missão: Impossível – O Acerto Final
- Como Treinar o Seu Dragão
- Extermínio: A Evolução
- F1: O Filme
- Superman
- Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado
- Cazuza, Boas Novas
- Cloud – Nuvem de Vingança
- Quarteto Fantástico: Primeiros Passos
Fonte: rollingstone.com.br