PUBLICIDADE

Marinha instaura inquérito para apurar colisão de navio com balsas


A Marinha do Brasil instaurou Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e possíveis responsáveis pela colisão de um navio de bandeira de Singapura com duas balsas que faziam a travessia entre Santos e Guarujá, na noite da segunda-feira (16), na entrada do canal do Porto. A informação é da própria Marinha, em nota enviada ao Jornal da Orla, por intermédio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP). “Uma equipe de militares peritos da CPSP foi prontamente acionada e esteve no local, constatando que, apesar do dano material, não houve vítimas”.

O acidente ocorreu por volta das 22 horas, conforme noticiou o site do Jornal da Orla pouco tempo depois. A Coordenadoria de Travessias, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), informou que a embarcação FB-15, que realizava manobra de apoio à FB-14 na travessia entre Santos e Guarujá, foi atingida pelo navio Seaspan Empire. No momento do acidente, as duas embarcações estavam fora de operação e ocupadas apenas por suas tripulações, portanto sem veículos de passeio ou passageiros nas embarcações. Apesar do ocorrido, ninguém ficou ferido. Os tripulantes que estavam a bordo da FB-15 pularam no mar e nadaram até a margem em segurança.

Os danos foram restritos à proa da embarcação, mas as duas balsas envolvidas estão fora de operação, aguardando determinação da Capitania dos Portos. A travessia de balsas entre as cidades opera normalmente.

PRATICAGEM
De acordo com a Praticagem de Santos, o navio atracaria em um terminal na margem esquerda (lado de Guarujá) do Porto, porém, devido à falta de espaço no cais, retornou para a barra. A Praticagem afirma que foi feito contato com o ferry boat quando o navio passava pelo Armazém 35, mas uma das balsas e a outra que estava em manutenção sendo rebocada, “inadvertidamente atravessaram na frente do navio”. O navio seguiu para fora do canal para aguardar por espaço no terminal. Aparentemente, não houve danos estruturais devido à colisão.

O Jornal da Orla fez contato com a Autoridade Portuária de Santos (APS) e mantém o espaço aberto para manifestação.

Leia a Nota Oficial da MARINHA DO BRASIL

A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), informa que, na noite do dia 16 de fevereiro, por volta de 21h30, ocorreu o abalroamento entre um Navio Mercante e duas balsas que realizavam a travessia entre Santos – Guarujá.

O abalroamento ocorreu durante a saída do Navio “SEASPAN EMPIRE” do Porto de Santos e a travessia das balsas FB-14 e FB-15, que não possuíam passageiros a bordo. Os quatro tripulantes das balsas se fizeram ao mar e foram resgatados em segurança por embarcações próximas ao local.
Uma equipe de militares peritos da CPSP foi prontamente acionada e esteve no local, constatando que, apesar do dano material, não houve vítimas. O devido Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) foi instaurado para apurar as causas e possíveis responsáveis pelo acidente.

Por fim, a MB ressalta que, aqueles que conduzirem embarcações, ajam com prudência, bem como realizem a devida manutenção de suas embarcações e mantenham coletes salva-vidas e demais equipamentos de salvatagem disponíveis em quantidade adequada. Em caso de denúncias e informações sobre emergências náuticas disponibilizamos os telefones (13) 3221-3455 e 185.



Fonte: Jornal Da Orla

Leia mais

PUBLICIDADE