PUBLICIDADE

Maioria dos brasileiros prefere os Estados Unidos à China


Em meio ao tarifaço de Donald Trump, 59% dos brasileiros defendem que o Brasil deveria buscar uma aproximação comercial maior com os Estados Unidos em comparação com a China.

O dado é de levantamento do PoderData divulgado nesta quinta-feira (31) e ouviu 2.500 pessoas entre 26 e 28 de julho. A margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Segundo a pesquisa, 32% dos entrevistados preferem um relacionamento mais próximo com a China, enquanto 9% não souberam ou não quiseram opinar sobre o tema. Esse quadro indica que os EUA ainda são vistos como o parceiro comercial prioritário pela maioria dos brasileiros.

Porém, a pesquisa não captou a influência dos efeitos da aplicação da Lei Magnitsky na opinião dos entrevistados, que impactaram as relações entre os dois países. O levantamento também analisou a preferência de acordo com o perfil político dos entrevistados. Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 61% manifestaram apoio a laços comerciais mais estreitos com os Estados Unidos. Já entre os apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), 58% compartilharam essa preferência.

Quase um terço só ouviu falar do tarifaço dos Estados Unidos

Um dado que chama a atenção é que 33% dos entrevistados disse apenas que “ouviu falar” do tarifaço de 50% imposto por Donald Trump e que passa a valer em 6 de agosto. Outros 41% têm conhecimento da medida, 18% desconhecem e 9% preferiram não responder.

Entre os 74% que declararam ter conhecimento da tarifa, 46% responsabilizam o ex-presidente Bolsonaro e sua família pela situação, enquanto 32% apontam o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros 23% não souberam indicar um responsável.



Fonte: Revista Oeste

Leia mais

PUBLICIDADE