PUBLICIDADE

Macron diz que ofensiva em Gaza destrói credibilidade de Israel


O presidente da França, Emmanuel Macron, criticou nesta quinta-feira (18) a ofensiva militar de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza. Em entrevista ao Canal 12 de Israel, o líder francês afirmou que o país está “causando tantas vítimas civis” que “está destruindo por completo” sua “imagem” e sua “credibilidade, não apenas na região, mas perante a opinião pública mundial”.

Macron reconheceu que Israel obteve “resultados de segurança únicos e restaurou sua credibilidade na região frente ao Hezbollah, Hamas e seus militantes”. No entanto, segundo ele, as atuais operações em Gaza são “totalmente contraproducentes”, acrescentando: “devo dizer, está sendo um fracasso”.

Durante a entrevista, realizada no Palácio do Eliseu, o presidente francês disse que para romper o “círculo vicioso” da guerra em Gaza é preciso “afirmar que o Hamas deve ser destruído e desmantelado”, mas destacou que a abordagem estritamente militar “não é suficiente”.

O posicionamento de Macron ocorre em meio a uma semana de pressões internacionais contra Israel. O líder francês afirmou ainda que a França poderá debater sanções econômicas a Israel caso a ofensiva na Cidade de Gaza prossiga, alegando que o país estaria promovendo “uma guerra permanente” no enclave.

Apesar das críticas, Macron declarou que “reconhecemos o direito de Israel em defender-se” e que a prioridade de Paris é a libertação de todos os reféns em poder do Hamas. Ele também anunciou que a França deve avançar no reconhecimento de um Estado palestino, medida que, segundo ele, visa “isolar o Hamas” e “abrir uma nova fase” na região.



Fonte: Revista Oeste

Leia mais

PUBLICIDADE