O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completa, nesta segunda-feira, 80 anos de idade. Quatro dias antes, na última quinta-feira (23), o agora octogenário confirmou que disputará a Presidência em 2026. A biografia oficial dá conta de que Lula nasceu em 27 de outubro de 1945, mas a certidão de nascimento fala em 6 de outubro.
A divergência teria ocorrido por uma falha no registro em cartório. Lula foi registrado anos depois de seu nascimento, junto com outros irmãos. A alta demanda do cartório no dia teria causado o erro. Por tradição da família, o presidente comemora seu aniversário em 27 de outubro.
VEJA TAMBÉM:
- Lula confirma que disputará a Presidência em 2026
- Oposição critica falta de agenda de Lula para falar com Trump e traça cenários sobre negociações
Vídeo oficial elogia “teimosia” de Lula após dificuldades em negociação com Trump
Em postagem no X, a assessoria do petista comemorou: “Hoje o Brasil celebra 80 anos de uma história que se confunde com a do povo brasileiro.” No vídeo que acompanha a postagem, há um trecho em que se diz que Lula tem “a teimosia de quem aprendeu a remar contra a maré.”
O petista tem sido criticado desde a imposição das tarifas de 50% por parte dos Estados Unidos, por conta de seu tom agressivo ao falar do presidente do país, Donald Trump. Mesmo com os ataques, Trump decidiu marcar um encontro com Lula para que ambos iniciem as negociações pelo fim das alíquotas. O vídeo encerra com a primeira-dama, Janja da Silva, desejando feliz aniversário ao marido.
O anúncio da disputa pelo quarto mandato ocorreu durante sua agenda na Indonésia. No país asiático, Lula recebeu uma festa de aniversário antecipada, organizada pelo governo local.
Na ocasião, Lula declarou: “Estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja uma relação, por demais valorosa, e que a nossa relação traga mais empresários brasileiros para visitar a Indonésia.”
Fonte: Revista Oeste


