O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta segunda-feira (20) o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como o novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República. Ele vai substituir o ministro Márcio Macêdo no cargo. A nomeação de Boulos será publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (21).
Lula se reuniu com Macêdo nesta tarde para acertar a mudança. Em nota, o governo informou que a ministra Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e os ministro Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social) participaram do encontro com o presidente.
A nomeação de Boulos para a Secretaria-Geral da Presidência era ventilada há semanas e faz parte da reorganização do Palácio do Planalto para as eleições de 2026. Lula busca se reforçar a relação com os movimentos sociais. Boulos foi candidato à Prefeitura de São Paulo em 2024 com o apoio do petista.
Além disso, é o líder mais conhecido do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). O PSOL já tem representação na Esplanada dos Ministérios com Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas.
A inclusão de Boulos no ministério poderia ser uma estratégia de Lula para conter críticos dentro de sua própria base, incluindo alguns setores da esquerda que defendem um afastamento do governo. O gabinete da Secretaria-Geral fica no Palácio do Planalto. A pasta é responsável pela interlocução do governo com movimentos sociais.
Fonte: Revista Oeste


