Neymar comemora o primeiro gol do Peixe no duelo contra o Sport (Crédito: Divulgação Santos FC)
Comandado por Neymar, o Santos goleou o Sport por 3 a 0 na Vila Belmiro, na noite desta sexta-feira, e deixou a zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Neymar, Lucas Kal contra e João Schmidt marcaram os gols do Peixe.
Com o resultado, o Santos chegou aos 41 pontos, passando o Vitória e igualando o Internacional na tabela. Mas com um gol a mais de saldo, o Peixe está colocado acima do time gaúcho, que foi goleado nessa mesma noite por 5 a 1 para o Vasco em São Januário.
O jogo
Apesar da pressão e posso de bola desde o primeiro minuto de jogo, bom lance mesmo o Santos só foi ter aos 11 minutos. E em contra-ataque. Guilherme foi acionado pela esquerda e serviu Tiquinho, que da entrada da área chutou forte, mas sem direção.
Aos 14 e 15 minutos, duas boas chegadas do Peixe. Ambas com Neymar. Na primeira, em chute com a direita, a bola explodiu no rosto do zagueiro Rafael Thyere e saiu pela linha de fundo. Na segunda, Neymar chutou de esquerda e a bola passou à esquerda do gol.
No minuto seguinte (16), foi a vez de Souza chutar de esquerda da entrada da área. O goleiro Gabriel se esticou todo e tocou com a ponta dos dedos para a linha de fundo.
O gol que parecia maduro, saiu. E com Neymar, aos 25 minutos. E de contra-ataque. Guilherme arrancou do campo de defesa, foi quase até a área do Sport, cortou para o meio e serviu Neymar, que ajeitou e chutou no contrapé do goleiro Gabriel para fazer Santos 1 a 0.
Aos 33, o Peixe quase ampliou com Neymar. O meia-atacante chutou da esquerda, da entrada da área, e Gabriel espalmou para escanteio. Mas dois minutos depois … Barreal bateu o escanteio, a bola depois de bater na trave, foi mal afastada pelo zagueiro Rafael Thyere, que chutou no corpo do Lucas Kal e morreu no fundo das redes. Santos 2 a 0.
Já o Sport só assustou o goleiro Brazão no primeiro tempo aos 41 minutos. Após cruzamento na área, Lucas Lima recebeu na direita e rolou para Lucas Kal, que chutou cruzado rasteiro. A bola passou próxima da trave direita do arqueiro santista.
Antes do fim da primeira etapa, aos 44, quase mais um do Peixe. Guilherme chutou cruzado, da entrada da área, e Gabriel praticou outra grande defesa.
Com o placar de certa forma controlado, o Santos voltou para o segundo tempo mais cadenciando o jogo, sem exercer grande pressão. Aos 10, Neymar foi lançado e em dividida com o zagueiro Rafael Thyere, o atacante pediu pênalti. A bola bateu na mão do defensor, mas o árbitro e o VAR não viram como infração.
Aos 12, o Sport foi ao ataque e assustou. Léo Pereira foi acionado pela esquerda, invadiu a área e chutou. Brazão, bem colocado, defendeu.
Cinco minutos depois, boa tabela entre Neymar e Barreal. O meia argentino saiu então livre dentro da área e chutou cruzado. A bola saiu à esquerda do gol de Gabriel.
Aos 22 minutos o Peixe chegou ao terceiro gol. Neymar cobrou escanteio na cabeça de João Schmidt, que desviou a bola para o chão para aumentar o placar para o Santos.
Três minutos depois, Barreal foi derrubado na área e o árbitro Felipe Fernandes de Lima apitou pênalti. Só que depois chamado pelo VAR, o juiz anulou a penalidade.
O jogo depois seguiu e grandes emoções só nos minutos finais, em dois bons chutes de Neymar. Em cobrança de falta, o jogador chutou colocado e o goleiro Gabriel defendeu. Depois, o meia-atacante fez fila de adversários e chutou cruzado, mas a bola foi para fora. Aos 44, Neymar deixou o campo ovacionado pelo torcedor. Aos 49, Robinho Jr fez boa jogada e quase deixou o seu, parando também no goleiro Gabriel.
O placar de 3 a 0 tirou o Peixe do Z4 do Brasileirão. Agora, na próxima rodada, a equipe de Juan Pablo Vojvoda enfrentará o Juventude em Caxias do Sul, dependendo só de si para escapar da degola. O duelo será disputado na quarta-feira da próxima semana.
FICHA TÉCNICA
Santos 3 x 0 Sport
Competição: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 20 de novembro 2025, às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Braulio da Silva Machado (SC)
Público: 14.156
Renda: R$ 774.742,50
Cartões amarelos: Adriel e Aderlan (SPO)
Gols: Neymar aos 25 minutos e Lucas Kal (contra) aos 35 do primeiro tempo (SAN); João Schmidt aos 22 minutos do segundo tempo (SAN)
SANTOS: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Zé Ivaldo e Souza; João Schmidt, Willian Arão (Zé Rafael), Neymar (Gabriel Bontempo) e Barreal (Robinho Jr); Guilherme (Rollheiser) e Tiquinho (Lautaro Díaz). Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Sport: Gabriel; Matheus Alexandre (Aderlan), Rafael Thyere, Ramon e Luan Cândido; Christian Rivera, Lucas Kal (Adriel), Lucas Lima e Matheusinho; Léo Pereira e Pablo (Hyoran). Técnico: César Lucena
Fonte: Placar


