Ketlen deve retornar às Sereias em 2026 (Crédito: Reinaldo Campos/Santos FC)
A maior artilheira da história do futebol feminino do Santos, a atacante Ketlen participou do último treino das Sereias da Vila nesta quinta-feira (23), no CT Meninos da Vila, antes de entrar na licença maternidade. Grávida do Lucca, a jogadora tem previsão de parto para o dia 20 de novembro e vai se ausentar as atividades faltando um mês para o nascimento do filho.
“Muito feliz por ter dado certo durante a gestação. Eu pude fazer tudo o que a médica orientou junto com a comissão durante os treinamentos. Graças a Deus não tive nenhuma intercorrência, e eu fico feliz por esse tempo que eu tive com as meninas, porque eu estava muito ansiosa com isso, com medo de tudo, e todos me deixaram super à vontade. O cuidado que eles tiveram comigo e com o Lucca também nos trabalhos foi fantástico. Estou de verdade muito realizada com tudo que eu recebi aqui: o amor, o carinho e a compreensão. Então tudo isso fechou essa etapa maravilhosa em grande estilo”, comentou Ketlen.
A intensidade dos treinamentos foi diminuindo ao longo da gestação. Ela foi orientada a ter no máximo 150 batimentos cardíacos, que foram monitorados em tempo real tanto pela atleta como pela preparadora física. Todos os treinamentos realizados foram controlados e autorizados por uma equipe médica, além do acompanhamento dos profissionais do clube.
Pela primeira vez no futebol feminino brasileiro, uma atleta gestante treinou com a equipe até seu 8º mês de gestação, com todo apoio e suporte do Clube. Desde 2021, a Fifa anunciou uma série de medidas que apoiavam a maternidade de jogadoras profissionais de futebol. Foi implementada a licença-maternidade para as atletas. E o Santos foi mais uma vez pioneiro em uma ação envolvendo a modalidade.
A preparadora física Isabella Silva Matos explicou o dia a dia de Ketlen.
“Desde o início da gravidez, ela realiza o aquecimento com o grupo, seja treino de força de membros inferiores ou trabalhos coordenativos, sempre sem nenhum confronto. Os trabalhos principais, como os que envolvem troca de passes e trabalhos de finalizações, são trabalhos setorizados. Ela participa dando passes e cruzamentos, ou faz finalização sozinha”, explicou Isabella.
Ketlen anunciou a gravidez ainda em abril, de surpresa ao time, e desde então não atuou pelo Peixe jogos do ano. Alinhada com o clube, a diretoria organizou um ‘chá revelação’ à ela em um aquário em São Paulo fazendo alusão as Sereias. Ela vinha participando dos treinos no momento inicial, no aquecimento e em atividades mais físicas, mas vinha ficando de fora do treino tático, coletivo e rachão já que é mais prejudicial para algum incidente.
No entanto, durante esse período, esteve todos os dias com o elenco e sendo peça chave no vestiário em liderança. Em todos os jogos das Sereias na Vila Belmiro, ela esteve presente. Como ela tem contrato finalizando em dezembro deste ano, o Alvinegro, que já ia renovar com a atleta, deve estender ainda mais o vínculo já que Ketlen deve retornar aos gramados no segundo semestre do ano que vem.
Sem a camisa 7, a equipe do técnico Caio Couto foi campeã do Brasileiro Feminino A-2 e conquistou o acesso para 2026, mas foi eliminada na terceira fase da Copa do Brasil e tem as últimas quatro rodadas da primeira fase do Paulistão. Ao todo pelas Sereias da Vila, ela possui 363 jogos e 207 gols anotados.
Fonte: Placar


