JP Chermont vai se dividir entre base e profissional do Santos no início de 2026 (Crédito: Reinaldo Campos/SantosFC)
O Santos definiu o projeto para o lateral-direito JP Chermont no início da temporada de 2026. O jogador, atualmente integrado ao elenco que disputará a Copa São Paulo de Futebol Júnior, deve atuar apenas na fase de grupos da competição antes de retornar ao time profissional.
A decisão leva em conta o calendário apertado do clube logo no começo do ano. O Santos estreia no Campeonato Paulista no dia 11 de janeiro e inicia o Campeonato Brasileiro já no dia 28, o que exige um elenco mais encorpado desde as primeiras semanas da temporada. Diante desse cenário, a comissão técnica entende que Chermont será necessário no grupo principal pouco depois do início da Copinha.
No Sub-20, além de JP Chermont, o Santos conta com Gabriel Follmer e Matheus Felipe para a lateral-direita. A ideia é manter a base competitiva na Copinha, mas sem abrir mão de uma rápida transição do atleta para o profissional, onde já foi utilizado.
O Santos, tricampeão da Copinha, estreia na edição de 2025 no dia 4 de janeiro, contra o Real Brasília-DF, às 19h30, em São Carlos. A expectativa é que Chermont esteja à disposição para os primeiros jogos do torneio antes de ser reintegrado ao elenco principal.
JP voltou a atuar pelo Sub-20 após quase cinco meses sem entrar em campo pelo time profissional. Seu último jogo na equipe principal havia sido em maio, na derrota por 1 a 0 para o Grêmio, na Arena do Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro. Ele retornou aos gramados em setembro, defendendo a base.
Na temporada, o lateral somou nove partidas pelo Campeonato Paulista, com uma assistência, além de cinco jogos na Série A. Desde a estreia no profissional, ainda em 2024, na final do Estadual sob o comando de Fábio Carille, Chermont vinha sendo mantido exclusivamente no elenco principal. Nesse período, viu concorrentes como Leo Godoy, que já não está mais no clube, o zagueiro Luisão improvisado na função e as chegadas de Mayke e Igor Vinícius receberem oportunidades na posição.
Fonte: Placar


