A cantora, compositora e instrumentista Josyara lançou nesta segunda-feira (15) seu terceiro álbum autoral, AVIA, em todas as plataformas digitais. Com dez faixas, o disco reúne colaborações com nomes como Pitty, Liniker, Juliana Linhares,Iara Rennó e Chico Chico, além de releituras de Cátia de França e Anelis Assumpção.
Produzido por Josyara em parceria com Rafael Ramos, o álbum conta com arranjos assinados pela artista, que também participa das gravações como violonista, cantora e letrista.
“Avia significa deixar correr, adiantar, concluir. A escolha desse nome sugere exatamente isso: seguir em frente, fazer acontecer”, explica Josyara em comunicado.
Logo na faixa de abertura, Josyara apresenta uma nova versão de “Eu Gosto Assim”, de Anelis Assumpção. Em seguida, em “Seiva”, parceria com Iara Rennó, a artista canta sobre prazer, liberdade e desejo. A canção “Festa Nada a Ver” aborda a frustração de uma despedida amorosa com lirismo e melodia delicada.
O disco também presta homenagem à compositora Cátia de França, com uma releitura da faixa “Ensacado”, do clássico álbum 20 Palavras ao Redor do Sol (1979), em dueto com Pitty.
“Esta música acende em mim uma inspiração, um lugar de
resiliência, de conseguir abandonar o que é preciso para poder
resistir. Pela força da letra, achei que combinou muito com a
voz, o timbre, a interpretação e, inclusive, com a obra de Pitty.
Foi muito especial cantarmos juntas”, afirma.
Outros destaques incluem “Corredeiras”, que ganhou videoclipe dirigido por Juh Almeida, e “Sobre Nós”, composição conjunta com Pitty. A pulsação rítmica ganha força em “De Samba em Samba”, com citações a Paulo Moura e presença marcante do violão percussivo de Josyara.
O samba reaparece em “Prova de Amor”, “bilhetinho” em parceria com Juliana Linhares. Já “Peixe Coração”, criada com Liniker, traz um tom mais subjetivo. O encerramento vem com “Oasis (A Duna e o Vento)”, dueto com Chico Chico, em clima intimista.
“Eu desejo que a alegria que eu senti ao fazer esse disco alcance as pessoas. AVIA é um álbum composto por temas muito humanos — amor, saudade, despedidas, encontros — e acredito que muita gente vai se identificar”, afirma.
Gravado nos estúdios Tambor (RJ) e Estúdio T (BA), o disco tem lançamento pela gravadora Deck.
Fonte: rollingstone.com.br