Se você é fã de Jeff Tweedy, já sabe que ele escreve muitas músicas. Não só no sentido de que ele passou mais de 30 anos liderando o Wilco através de um dos catálogos mais recompensadores e variados da música americana — embora isso também seja verdade. No sentido mais literal, Tweedy geralmente escreve pelo menos uma música por dia. “Sinto sinceramente a necessidade de ter isso na minha vida”, ele disse à Rolling Stone em 2020, ano em que publicou um ótimo livro sobre essa prática diária. “Me sinto melhor quando faço isso, e tento não deixar passar nenhum dia. É quase como se exercitar ou algo assim”.
Toda essa composição deixou Tweedy com material forte o suficiente para um novo álbum triplo, Twilight Override, que será lançado em 26 de setembro pelo selo da própria banda, dBpm Records. Você leu certo: três discos, 30 músicas no total. Esse é seu primeiro lançamento solo desde Love Is the King, de 2020, o que significa que este álbum representa algo como os 1,6% melhores de todas as músicas que ele escreveu nos últimos cinco anos (por favor, não confira essa conta). É o crème de la crème, por assim dizer.
Junto com o anúncio, Tweedy lançou quatro músicas novas excelentes para ajudar a dar uma ideia de tudo isso. “One Tiny Flower”, a primeira faixa do disco um, é uma canção folk meditativa com uma energia nervosa que a impulsiona. “Out in the Dark”, do disco dois, é uma caminhada descontraída em tons mais claros, com alguns ruídos de estúdio divertidos surgindo ao longo da faixa. “Stray Cats in Spain”, do disco três, mergulha em águas mais densas, com cordas girando e nenhuma percussão audível, simplesmente algo lindo. E “Enough”, que é tanto a última faixa do álbum quanto seu “single de rádio”, é uma explosão animada e contagiante de folk-rock ensolarado, com um doce solo de guitarra elétrica. Logo de cara, só com essas músicas, fica claro que Twilight Override é Tweedy em sua melhor forma, e elas te deixam querendo ouvir mais. Dá para sentir que ele está em chamas, criativamente falando.
Em um comunicado à imprensa, Jeff Tweedy explica que enxerga a criatividade como uma forma de resistir à escuridão que domina o mundo atualmente. “É meio que um bufê infinito hoje em dia, um cesto sem fundo de fundo do poço”, ele escreve. “Acho que é por isso que tenho feito tanta coisa ultimamente”. É difícil discordar quando se olha para as notícias nos Estados Unidos e no resto do mundo.
Depois, ele traz a reflexão para uma perspectiva mais pessoal: “Seja lá o que for, lá fora (ou aqui dentro), que está espremendo esse tédio existencial nos meus dias, é algo completamente esmagador. Difícil de ignorar. Twilight Override é o meu esforço de esmagar isso de volta”.
Tweedy gravou e produziu Twilight Override no estúdio do Wilco em Chicago, o The Loft, com uma banda formada por colaboradores de confiança: seus filhos Spencer (na bateria) e Sammy (nos synths e vocais), além do guitarrista James Elkington, do baixista Liam Kazar e das vocalistas Sima Cunningham e Macie Stewart (também conhecidas como a dupla Finom, de Chicago). Alguns dos títulos da tracklist já são familiares para quem tem acompanhado os shows solo de Tweedy nos últimos anos ou lê sua newsletter no Substack; outros são novidades. Um deles, por exemplo, se chama “Lou Reed Was My Babysitter”.
Jeff também anunciou uma série de datas para uma turnê solo, a maioria marcada para outubro e novembro. Antes disso, o Wilco passa o mês de agosto tocando algumas noites na Outlaw Tour ao lado de Willie Nelson e Bob Dylan, seguido por uma leva de shows sob o formato An Evening With Wilco.
Tracklist de Twilight Override:
Disco 1
1. One Tiny Flower
2. Caught Up in the Past
3. Parking Lot
4. Forever Never Ends
5. Love Is for Love
6. Mirror
7. Secret Door
8. Betrayed
9. Sign of Life
10. Throwaway Lines
Disco 2
1. KC Rain (No Wonder)
2. Out in the Dark
3. Better Song
4. New Orleans
5. Over My Head (Everything Goes)
6. Western Clear Skies
7. Blank Baby
8. No One’s Moving On
9. Feel Free
Disco 3
1. Lou Reed Was My Babysitter
2. Amar Bharati
3. Wedding Cake
4. Stray Cats in Spain
5. Ain’t It a Shame
6. Twilight Override
7. Too Real
8. This Is How It Ends
9. Saddest Eyes
10. Cry Baby Cry
11. Enough
Este artigo foi originalmente publicado pela Rolling Stone EUA, por Simon Vozick-Levinson, no dia 15 de julho de 2025, e pode ser conferido aqui.
+++ LEIA MAIS: Jeff Tweedy celebra o acaso e o improviso como essência da música
Fonte: rollingstone.com.br