PUBLICIDADE

Israel confirma morte de terrorista que participou do 7 de outubro


As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram nesta terça-feira (30) a eliminação do terrorista Muhammad Rashid Muhammad Masri, comandante de um pelotão da Força Nukhba do Batalhão de Beit Hanoun do Hamas, em Gaza. Segundo o Exército israelense e o serviço de segurança interna Shin Bet, Masri foi morto em um bombardeio realizado no último dia 9 de setembro na Faixa de Gaza. Ele havia participado diretamente da invasão terrorista de 7 de outubro de 2023 contra Israel.

De acordo com o comunicado militar, Masri também esteve envolvido em um ataque ocorrido em 19 de abril deste ano, quando um grupo de terroristas do Hamas emboscou um veículo militar israelense com lançadores de foguetes e disparos perto de Beit Hanoun, em Gaza, ferindo três soldados, entre eles uma oficial e uma médica de combate. Minutos depois, os terroristas colocaram um explosivo na estrada e o detonaram no momento em que chegavam forças de resgate, matando o sargento G’haleb Sliman Alnasasra, rastreador da Brigada Norte da Divisão de Gaza, e ferindo gravemente outro soldado.

Desde o início da ofensiva em Gaza, Israel anunciou a eliminação de várias lideranças terroristas do Hamas em Gaza. Entre os principais nomes mortos estão os líderes Yahya Sinwar, apontado como arquiteto do ataque de outubro e abatido em 2024, seu irmão Mohammad Sinwar, chefe militar em Gaza, morto em maio deste ano, além de Ismail Haniyeh, eliminado em Teerã em julho do ano passado. O exército israelense também confirmou a morte de Mohammed Deif, comandante das Brigadas Qassam, em julho do ano passado, e de outros dirigentes como Marwan Issa e Saleh al-Arouri.

Apesar das baixas, o Hamas reorganizou sua liderança em um conselho de cinco membros, que inclui figuras como Izz al-Din al-Haddad, apontado como novo chefe militar em Gaza, e Khalil al-Hayya, dirigente político influente em Doha. Outros veteranos, como Khaled Meshaal, Zaher Jabbarin e Nizar Awadallah, seguem com cargos estratégicos dentro da estrutura do grupo.



Fonte: Revista Oeste

Leia mais

PUBLICIDADE