Atlético de Madrid e Real Madrid disputam o dérbi da capital espanhola. No entanto, a rivalidade vai além das fronteiras de Madrid e durante a história, as duas equipes passaram a dividir também alguns ídolos, ou jogadores que marcaram época vestindo tanto a camisa merengue quanto colchonera.
A lista surpreende, de nomes como Santiago Bernabéu, Raúl a até a família de Paco Gento e a polêmica transferência de Hugo Sánchez.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Santiago Bernabéu
Responsável por carregar o atual nome do estádio do Real Madrid, o espanhol se tornou o primeiro ídolo máximo do clube, com quase 500 jogos entre 1911 e 1928. Ainda que muitos achem que Bernabéu jogou a vida inteira no Real, a Federação Espanhola tem registros de que na temporada 1920/21 o atacante vestiu a camisa rival Atlético de Madrid.
Paco Llorente
Paco Gento é um dos maiores campeões da história do futebol e, justamente com a camisa do Real Madrid, levantou seis Champions Leagues. Isso não impediu que o sobrinho, Paco Llorente vestisse a camisa do Atlético de Madrid por uma temporada na década de 80. A relação durou pouco e, de 1987 a 1994, Paco trocou de lado e honrou a história do tio.
Luis Aragonés
Ídolo do futebol espanhol, Aragonés foi tricampeão com o Atlético de Madrid e depois conquistou o campeonato também como técnico colchonero. No entanto, no início da carreira, trocou o Getafe pelo Real Madrid. Don Luis não conseguiu espaço no time merengue, colecionou empréstimos e o resto é história.
Hugo Sánchez
O histórico atacante mexicano foi rojiblanco por pouco mais de cinco anos. Entre 1980 e 1985, se destacou no futebol espanhol e despertou o interesse madrilenho. Trocou o Atlético pelo Real e transferência polêmica e marcou época: foram 207 gols em 283 jogos.

Hugo Sanchez viveu a transferência mais polêmica entre Atlético e Real Madrid – Montagem sobre EFE
Raúl González
O maior goleador do Real Madrid até a chegada de Cristiano Ronaldo e uma lenda do futebol espanhol. O atacante surgiu na verdade na base do Atlético de Madrid e trocou de lado ainda como inferior, estreando dois anos mais tarde, em 1994, já com a camisa merengue.
Santiago Solari
O meia argentino chegou ao futebol espanhol em contratação do Atlético de Madrid junto ao River Plate. Se tornou um destaque da equipe rojiblanca, mas acabou contratado pelo Real Madrid em 2000, para substituir Roberto Carlos na lateral. Assim, Solari nunca se adaptou a posição e saiu em 2005.
Juanfran
O lateral espanhol colecionou 355 jogos pelo Atlético de Madrid e foi dono da posição durante toda a Era Diego Simeone, até Juanfran sair para o São Paulo. No entanto, o atleta é cria de La Fábrica, do Real Madrid, onde estreou no profissional e fez apenas seis jogos.


Courtois viveu o início da Era Simeone no Atlético de Madrid – EFE/Victor Lerena
Thibaut Courtois
O goleiro se destacou para o mundo como atleta do Atlético de Madrid, emprestado pelo Chelsea entre 2011 e 2014. Chegou a ser campeão da Liga Europa com a equipe colchonera. O belga se tornou um dos melhores do mundo na posição e depois de quatro anos no Chelsea, foi para o Real Madrid onde segue fazendo história até hoje.
Álvaro Morata
A carreira de Morata é de idas e vindas e, apesar das críticas, nunca faltaram gols por onde passou. Morata é mais um fruto de La Fábrica e estreou no profissional pelo Real Madrid. Foi campeão de tudo com o time merengue, mas como banco de Benzema. Foi emprestado pelo Chelsea ao Atlético de Madrid em 2019, saiu e depois voltou em 2022, permanecendo até 2024.
Marcos Llorente
Lembra do Paco Llorente citado acima, sobrinho de Paco Gento? Então, Marcos Llorente é filho de Paco Llorente e por tanto da família de Paco Gento. Marcos também é neto de Ramón Grosso, outro ídolo espanhol que defendeu Atlético e Real Madrid. Envolvido na rivalidade desde berço, Marcos começou na equipe merengue, onde estreou no profissional, mas desde 2019 defende os colchoneros.


Paco Llorente (esquerda) é sobrinho de Paco Gento, do Real, e pai de Marcos Llorente (direita), do Atleti – Montagem sobre EFE
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
Fonte: Agência Brasil