A Prefeitura de Guarujá está realizando oficinas do Programa Acessuas Trabalho voltadas à população em situação de rua. As atividades iniciaram continuam nos dias 19 e 26 de fevereiro, às 8 horas, no Centro POP Guarujá (Rua Orlando Silva, 381, no Jardim Boa Esperança), em ação desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas).
O programa tem como objetivo promover a inclusão produtiva por meio da oferta de oficinas para o desenvolvimento de habilidades, orientação para o mercado de trabalho e apoio na construção da autonomia e de oportunidades de geração de renda.
A iniciativa conta ainda com a participação do Comitê Gestor Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento do Plano Municipal para a Garantia de Direitos das Pessoas em Situação de Rua (CIAMP-RUA). Com apoio do CIAMP-RUA, está sendo iniciado o Censo da População em Situação de Rua, com a aplicação de questionário. O levantamento tem como finalidade coletar dados que subsidiem a elaboração e o aprimoramento de políticas públicas voltadas a esse público.
O titular da Sedeas, Fernando Monte, destaca que o início do Censo é essencial para que seja possível conhecer melhor a realidade desse público. “A partir de dados concretos, conseguimos fortalecer e aprimorar as políticas públicas do Município. Nosso compromisso é ampliar o acesso a direitos e construir ações cada vez mais eficazes e humanizadas”.
Fonte: Jornal Da Orla


