A Prefeitura de Guarujá promove, neste sábado (19), das 8 às 17 horas, mais um mutirão de atendimentos especializados. A iniciativa acontecerá no Centro de Referência em Otorrino, Oftalmo e Fonoaudiologia (Croof), localizado na Avenida Leomil, 518, no Centro. Ao todo, serão realizados 210 atendimentos: 50 consultas e 150 exames oftalmológicos, além de 10 exames de audiometria.
Este é mais um esforço da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para ampliar o acesso e acelerar a fila de espera por consultas e exames. Desde o início do ano, já foram contempladas sete especialidades em mutirões: eletrocardiograma, ultrassonografia, neuropediatria, oftalmologia, espirometria, inserção de implanon e avaliação para cirurgia ginecológica. Ao todo, foram 1.302 atendimentos realizados.
Nas consultas e exames oftalmológicos a serem realizados neste sábado (19), os pacientes precisam obrigatoriamente comparecer com um acompanhante.
Faltas preocupam e tiram vagas de quem precisa
Apesar do avanço, um dado preocupa: 342 pacientes que confirmaram presença nos mutirões anteriores não compareceram no dia agendado. Isso representa quase um em cada quatro pacientes. Cada um é contatado, informado sobre o dia, horário e local do exame, e confirma se poderá comparecer.
A diretora de Atenção Especializada da Sesau, Luciana Saião, reforça a importância do comprometimento da população. “Quando uma pessoa falta, tira a vaga de outra que também espera por um exame. Estamos fazendo contato direto com cada paciente, organizando tudo com antecedência, mas é fundamental que as pessoas compareçam. Só com esse compromisso conseguiremos zerar as filas”, destacou.
Fonte: BS9