Guarujá está entre as primeiras 10 cidades brasileiras selecionadas para integrar a Coalizão de Cidades para a Inteligência Artificial no Brasil (CIIAR Brasil), iniciativa voltada à melhoria dos serviços públicos por meio da adoção de inteligência artificial e tecnologias emergentes. O portal da CIIAR divulgou o resultado na última segunda-feira (26).
Guarujá passa a fazer parte de um grupo de municípios escolhidos pela Rede de Inovação Local (RIL) e pelo BID Lab, braço de inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A seleção considerou critérios como o grau de maturidade institucional em transformação digital, prioridade atribuída à inovação pública, existência de equipes técnicas locais e o compromisso político com uma adoção responsável da inteligência artificial na gestão pública e nos serviços à cidadania.
Um total de 46 cidades se inscreveram, depois de chamada pública aberta em novembro do ano passado. Os outros municípios escolhidos foram Rio de Janeiro (RJ), João Pessoa (PB), Belém (PA), Recife (PE), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Porto Alegre (RS) e Maringá (PR), que junto com Guarujá, são as únicas cidades não capitais.
A candidatura de Guarujá foi feita por meio da Secretaria de Gestão Administrativa (ADM). O titular da pasta, Valter Batista, explica que isso faz parte de um conjunto de iniciativas que visam estruturar o Município para se tornar uma Smart City, corrigindo falhas e aprimorando os processos que envolvem tecnologia, que é um trabalho em equipe entre a ADM e Secretaria de Modernização Digital (Semod).
As ações englobam diagnóstico de maturidade digital do Município; integração entre os sistemas; adesão à rede Gov.br, trazendo para os sistemas as funcionalidades como a assinatura digital, login unificado, prova de vida, carteira de documentos, além de melhorias de recursos nos sistemas utilizados na Prefeitura, como corretor de textos, alerta de cota urgente e prioridade automatizada para pessoas idosas no sistema de processos, uso de IA que será disponibilizado em breve, dentre outras inovações.
Ao longo de 2026, as cidades integrarão uma rede estratégica de municípios de referência na América Latina. Elas participarão de uma agenda de trabalho que inclui espaços de intercâmbio e aprendizado entre pares, capacitações e oficinas temáticas, acompanhamento técnico para o desenvolvimento e a implementação de projetos, maior visibilidade nacional e internacional, além de articulação com o ecossistema local e internacional de inovação.
O objetivo é criar condições para que os municípios identifiquem desafios prioritários, explorem soluções, gerando evidências e capacidades para escalar iniciativas bem-sucedidas. A CIIAR Brasil funciona como um espaço colaborativo entre governos locais para fortalecer capacidades institucionais na adoção ética e responsável da inteligência artificial e de tecnologias emergentes, com foco na melhoria da gestão pública e na qualificação dos serviços oferecidos à população.
Fonte: Jornal Da Orla


