Apesar dos 100 dias de trabalho e apenas duas convocações com a seleção brasileira, o técnico Carlo Ancelotti já vive a reta final de preparação para a Copa do Mundo de 2026. Em entrevista concedida nesta quarta-feira, 3, o italiano voltou a afirmar já ter um “grupo consolidado”, apesar das novidades para os últimos jogos das Eliminatórias, contra Chile e Bolívia, aumentando ainda assim a disputa pelas poucas vagas disponíveis.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
“Estamos na reta final, temos tempo para nos prepararmos para a Copa do Mundo. Esse período é muito importante. Tenho a ideia de um grupo bem consolidado para a Copa, mas tenho que ver outros jogadores, tenho que aproveitar bem esse tempo para não errar nos 25 atletas que vão jogar. É muito fácil errar aqui, tem muita concorrência e jogadores com qualidades”, disse Ancelotti, em coletiva na véspera ao jogo contra o Chile.
O técnico da seleção ainda completou: “existem posições que estamos melhores que outras, mas não é uma posição que vai definir o sucesso na Copa do Mundo, é o time como um todo”.
Quem são o nomes consolidados na seleção?
Alguns jogadores já faziam parte do ciclo e mesmo com Ancelotti seguem como figurinhas carimbadas na seleção. É o caso de Alisson, Marquinhos e Bruno Guimarães, por exemplo, além de Vinicius Júnior, poupado nesta Data Fifa, e Raphinha.
O técnico da seleção também garantiu o retorno de jogadores que já trabalharam com ele nos clubes, como Casemiro e Richarlison. Assim, imagina-se que o “grupo consolidado” por Ancelotti passe pela presença destes atletas.

Casemiro é um velho conhecido de Ancelotti – Alexandre Battibugli/Placar
As disputas e novidades na seleção
No entanto, a lista inicial da segunda convocação contou com nove novidades em relação a primeira Data Fifa: Caio Henrique, Douglas Santos, Fabrício Bruno, Gabriel Magalhães, Joelinton, Paquetá, João Pedro, Kaio Jorge e Luiz Henrique.
A convocação sofreu ainda alterações por conta de quatro baixas: Jean Lucas, do Bahia, foi convocado para o lugar de Joelinton, do Newcastle, que se lesionou em confronto contra o Liverpool; o atacante Samuel Lino, do Flamengo, para a vaga de Matheus Cunha, também cortado por lesão; o lateral-direito Vitinho, do Botafogo, foi chamado para o lugar de Vanderson, do Monaco. Só o lateral-esquerdo Alex Sandro, do Flamengo, não teve substituto.
Na coletiva, Ancelotti voltou a falar sobre os novos jogadores convocados e o trabalho em cima destes atletas, sempre visando a Copa do Mundo:


Na Granja, Ancelotti comandou o último treino da seleção antes de encarar o Chile – Alexandre Battibugli/Placar
“Eu aproveito para passar tempo com quem eu conheço menos, para conversar e tentar conhecer um pouco mais esses jogadores. O ambiente é muito positivo. Nessa convocação temos jogadores novos, estou contente com eles, estão trabalhando bem e focados. É um ambiente positivo. A ideia é ser capaz de manter esse ambiente até a Copa do Mundo”.
Convocado pela primeira vez, o meio-campista Lucas Paquetá, do West Ham, também foi bastante elogiado pelo treinador durante o anúncio da convocação: “Paquetá está na convocação. Não conheço ele, quero conhecê-lo. Tem qualidades técnicas e é um meia muito importante que pode jogar em diferentes posições no campo. Quero aproveitar desse tempo para conhecer melhor”, disse.
Fonte: Agência Brasil