Os servidores municipais de Praia Grande suspenderam ontem a greve que estava no 11º dia. Os trabalhadores participaram de uma assembleia que aprovou a paralisação do movimento e o retorno aos postos de trabalho na terça-feira, dia 22. À tarde, representantes do sindicato da categoria e o desembargador Campos Melo, relator do processo no Tribunal de Justiça de São Paulo, vão se reunir para tentar a marcação de uma audiência de conciliação com a Prefeitura.
Na terça-feira os servidores voltam a trabalhar normalmente e se reúnem em assembleia no estacionamento do Prefeitura Municipal, às 19 horas, onde vão definir os rumos do movimento.
“Precisamos lutar! Não vamos desistir, não vamos aceitar esse aumento que foi aprovado. Estamos na luta, estamos no jogo e conto com a presença dos servidores. Juntos somos mais fortes”, disse Adriano Lopes, o Pixoxó, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais da Estância Balneária de Praia Grande.
Ontem, os trabalhadores se concentraram nas duas pistas da Avenida Ayrton Senna e na entrada do bairro Japuí (São Vicente) e travaram todo o tráfego de veículos da região.
GREVE
O movimento foi decidido em assembleia realizada em 17 de março, depois da categoria não ter recebido proposta de correção salarial por parte da Prefeitura para os próximos três anos. O sindicato afirmou que a Prefeitura alega que a data-base é abril, mas a Lei Orgânica de Praia Grande determina que a correção anual seja em janeiro, quando acontece o reajuste do salário-mínimo pelo Governo Federal.
A categoria reivindica reposição de 14% nos salários, sendo 7,5% baseados no aumento do salário-mínimo vigente, 3,5% do índice IPCA e outros 3% referentes a uma correção já judicializada durante a gestão passada, mas ainda não cumprida. Os servidores também reivindicam aumento nos benefícios de vale-alimentação e vale-refeição e a adoção de um plano de saúde para os funcionários e dependentes, sem desconto no holerite.
PREFEITURA
A Prefeitura de Praia Grande informou que a ampla maioria das unidades municipais de diversos setores funcionaram normalmente nesta quarta-feira (16). Em alguns locais ocorreu o remanejamento de servidores para compor o quadro, fato que não comprometeu o atendimento da população. Com relação ao trânsito, no período da manhã foi registrada lentidão na Avenida Ayrton Senna da Silva, na entrada da Cidade.
A Administração Municipal reforça que respeita o direito dos servidores de se manifestarem, mas ressalta que também trabalha para que isso não impacte de forma negativa o dia a dia dos moradores da Cidade.
Fonte: Jornal Da Orla