Nos Estados Unidos, o governo de Donald Trump está mais uma vez mirando os jovens LGBTQ+ — desta vez encerrando o contrato entre o grupo sem fins lucrativos The Trevor Project e a Linha de Vida Nacional de Prevenção ao Suicídio da Administração de Serviços de Saúde Mental e Abuso de Substâncias (SAMHSA).
O Projeto Trevor, uma organização sem fins lucrativos de prevenção ao suicídio, foi fundado em 1998 para lidar com a alta taxa de problemas de saúde mental e inclinação suicida enfrentada por jovens LGBTQ+. De acordo com dados de 2024 do grupo, cerca de 39% dos jovens LGBTQ+ consideram tentar suicídio, uma taxa fortemente impactada por políticas e administrações que não acolhem essa comunidade. A organização afirma ter ajudado mais de 1,3 milhão de jovens LGBTQ+ desde sua criação.
O CEO do Projeto Trevor, Jaymes Black, anunciou nesta quarta-feira, 18, que o grupo recebeu um aviso de paralisação das atividades, encerrando seu programa “Press 3” com o governo federal. Lançada em 2022, a “opção Press 3” permitiu que os atendidos pelo serviço de apoio à vida fossem conectados a um conselheiro de saúde mental especializado em questões e preocupações LGBTQ+. Em um comunicado, a SAMHSA classificou o encerramento do programa “Press 3” como uma mudança para “focar em atender a todos que buscam ajuda” por meio da linha direta de suicídio. Mas o comunicado mencionou apenas parte da comunidade, omitindo os marcadores para indivíduos transgêneros e queer, dando continuidade à ampla segmentação da comunidade transgênero do governo Trump.
“Os conselheiros que apoiaram o programa Press 3 foram treinados especificamente para apoiar jovens LGBTQ+, porque ter alguém que realmente entende as necessidades e os desafios únicos desse grupo não é apenas útil. Pode ser a diferença entre salvar uma vida ou perder uma”, disse Black em uma declaração em vídeo.
“Quando um jovem questionador liga porque está apavorado e sozinho, ele precisa de alguém que possa dizer: ‘Você não está abandonado, você é amado exatamente do jeito que é’. Quando um adolescente transgênero liga porque está sofrendo bullying na escola e pensando em suicídio, ele precisa de alguém que saiba que sua identidade não é uma fase a ser ignorada.”
Representantes do Projeto Trevor não responderam imediatamente ao pedido de comentário da Rolling Stone. De acordo com a declaração de Black, a ordem de paralisação dá ao projeto 30 dias antes do encerramento da opção LGBTQ+ do canal nacional de prevenção ao suicídio. Jovens que precisarem de ajuda ainda poderão entrar em contato diretamente com o Projeto Trevor.
“Isto não é sobre política. Isto é sobre pessoas. Esta é a filha do seu vizinho. Esta é a filha do seu colega de trabalho que não vê um futuro. Este é o bebê de alguém que só precisa saber que importa”, acrescentou Black. “Todos os jovens LGBTQ+, ouçam. A vida de vocês tem um significado. Vocês são nossos artistas, atletas, sonhadores e líderes, e são perfeitos do jeito que são. Vocês são o nosso futuro, e nunca deixaremos de lutar por vocês.”
Serviços internacionais de prevenção ao suicídio do Befrienders Worldwide estão disponíveis no site befrienders.org.
Artigo publicado em 18 de junho de 2025 na Rolling Stone. Para ler o original em inglês, clique aqui.
+++LEIA MAIS: Trump diz que tem ‘controle completo e total dos céus do Irã’ e ameaça Líder Supremo
+++LEIA MAIS: Entenda como os protestos nos EUA impactam a aprovação de Donald Trump
Fonte: rollingstone.com.br