O Departamento de Estado dos Estados Unidos enviou uma carta para o presidente da Universidade de Harvard informando sobre a abertura de uma investigação envolvendo o programa de vistos internacionais do governo vinculado à instituição. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado, Marco Rubio, nesta quarta-feira (23).
Rubio declarou em um comunicado que todos os patrocinadores do programa “devem cumprir todas as regulamentações, incluindo a condução de seus programas de uma maneira que não prejudique os objetivos da política externa ou comprometa os interesses de segurança nacional dos Estados Unidos”. Ele não detalhou o motivo da abertura da nova investigação contra Harvard.
O secretário enfatizou que “o povo americano tem o direito de esperar que suas universidades defendam a segurança nacional, cumpram a lei e ofereçam ambientes seguros para todos os alunos”. Rubio acrescentou que “a investigação garantirá que os programas do Departamento de Estado não sejam contrários aos interesses da nação”.
De acordo com o jornal The New York Times, que analisou uma cópia da correspondência, o programa de visto administrado pelo governo que está sob análise é destinado a estudantes e professores internacionais.
De acordo com o jornal, a investigação teria como alvo a participação da universidade no Programa de Visitantes de Intercâmbio, que promove programas culturais e educacionais com vistos para diversos candidatos, incluindo estudantes, professores, pesquisadores, estagiários e au pairs, um intercâmbio de baixo custo que envolve trabalho e estudo.
Rubio concedeu um prazo de 7 dias para Harvard apresentar uma lista de registros universitários relacionados ao programa de visto internacional. O secretário acrescentou que o Departamento de Estado planeja entrevistar funcionários da universidade associados ao programa e também pode querer consultar os próprios titulares do documento.
O Departamento de Educação também informou que abriu uma investigação contra cinco universidades do país para apurar se foi dada alguma prioridade a certos grupos de estrangeiros na distribuição de bolsas de estudo.
Fonte: Revista Oeste