Neymar e Gil foram adversários em 2013 (Foto: Divulgação / Santos FC)
O ex-zagueiro Gil participou do PodPah nesta terça-feira (23) e contou bastidores de quando enfrentou Neymar em 2013, último ano do atacante no Santos. Na época, Gil havia acabado de chegar ao Corinthians e teve a missão de marcar o então camisa 11 do rival.
Segundo o defensor, o então técnico Tite dava instruções diretas sobre como enfrentar Neymar. Gil lembrou que a tarefa era considerada praticamente impossível pela qualidade do atacante.
“Ele [Neymar] mandou um vídeo pra mim esses dias no Instagram e falou: ‘mano, nessa época você me batia’. Eu respondi: ‘só bola, olha aí’. O Tite falava assim: ‘assassina ele’. Toma cartão, eu troco, coloco outro e vai embora. Mas não tinha como, era impossível, ele tinha muito recurso. Pro lado esquerdo, direito, pra frente, chapéu, carretilha, o que você imaginar. Caneta onde não dava pra dar caneta. Eu dizia: ‘irmão, me desculpa, tô chegando agora, preciso mostrar serviço, os caras já ganharam tudo aí, não tem como’. Ele me mostrou o vídeo esses dias e falou: ‘olha como você me batia’. Eu batia mesmo (risos)”, contou Gil.
Após aqueles duelos, Gil e Neymar voltaram a se encontrar na Seleção Brasileira em algumas convocações. Em 2025, os dois passaram a ser companheiros no Santos, até a aposentadoria do zagueiro em agosto deste ano.

Neymar e Gil atuaram juntos em 2025 (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
Eles se enfrentaram em três partidas no ano de 2013. A primeira terminou em 0 a 0 no Morumbis, quando o Santos mandou o clássico na capital paulista ainda na fase de grupos do Estadual. Depois, voltaram a se encontrar na final: o Corinthians venceu a ida por 2 a 1 no Pacaembu e segurou o empate em 1 a 1 na Vila Belmiro no jogo de volta. Assim, Gil levou a melhor no confronto. Pouco depois, Neymar fez seus últimos jogos pelo Peixe antes de seguir para o Barcelona.
Gil foi contratado pelo Santos em janeiro de 2024, disputou 50 jogos na campanha do acesso à Série A e participou de 18 partidas em 2025, totalizando 68 jogos pelo clube.
Fonte: Placar