Gabriel Brazão é o goleiro com mais defesas no Brasileirão (Foto: Raul Baretta / Santos FC)
O goleiro Gabriel Brazão, destaque do Santos na temporada, foi incluído na pré-lista enviada pela CBF à Fifa para os próximos compromissos da Seleção Brasileira. O camisa 77 vive grande fase e se firma como um dos principais nomes da posição no país, o que reforça a possibilidade de uma convocação oficial no próximo dia 25, quando o técnico Carlo Ancelotti divulgará a lista final para os jogos contra Chile e Bolívia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
A boa fase de Brazão aparece refletida nos números. Segundo dados do SofaScore, o goleiro lidera o ranking de defesas do Campeonato Brasileiro, com 75 intervenções, uma a mais que Lucas Arcanjo, do Vitória. Cássio, do Cruzeiro, ocupa o terceiro lugar, com 55. Entre as defesas de Brazão, 46 foram em chutes de dentro da área, mostrando sua importância em situações de maior perigo.
Em 2025, Brazão já disputou 36 partidas, sofreu 45 gols e defendeu duas penalidades – uma contra o Sport, na Ilha do Retiro, na última rodada da Série B de 2024, e outra diante do CRB, na Vila Belmiro, pela Copa do Brasil desta temporada. Ele foi titular em quase todos os jogos do Santos neste ano, com excessão ao duelo contra a Inter de Limeira, pelo Campeonato Paulista.
O desempenho chamou a atenção de outros clubes. Recentemente, o Santos recusou uma proposta do Flamengo de 7 milhões de euros por 70% dos direitos econômicos do goleiro, deixando claro que só abriria conversas por um valor duas vezes maior. Brazão, por sua vez, já manifestou o desejo de permanecer no Santos e que só sairia para atuar na Europa.
Além de Brazão, o técnico Ancelotti também incluiu Neymar na pré-lista. O camisa 10 do Santos é considerado nome certo na convocação final e pode voltar a vestir a amarelinha contra Chile e Bolívia, em setembro. A última vez que Neymar entrou em campo pela Seleção foi em outubro de 2023, contra o Uruguai, quando sofreu grave lesão no joelho.
Os jogos do Brasil acontecerão no dia 4 de setembro, contra o Chile, no Maracanã. E no dia 9, contra a Bolívia, no estádio El Alto.
Fonte: Placar