PUBLICIDADE

Festival Psica anuncia lineup de 2025 com Martinho da Vila, Luedji Luna, AJULIACOSTA e Urias


O Festival Psica 2025 anunciou seu lineup completo com mais de 70 atrações para a edição O Retorno da Dourada, que acontece de 12 a 14 de dezembro em Belém. A grande homenageada desta edição é Dona Onete, que aos 86 anos se apresenta pela primeira vez como headliner de um festival deste porte.

A diva do carimbó chamegado estreia o show audiovisual Quatro Contas, criado especialmente para o evento, que propõe uma viagem pelos quatro elementos da natureza através de sua obra. O espetáculo revisita músicas pouco tocadas em sua carreira e apresenta clássicos em novos arranjos.

Entre os destaques estão Martinho da Vila e Jorge Aragão, que apresentam juntos o show Canta Canta Minha Gente. O lineup inclui ainda Luedji Luna, a rapper AJULIACOSTA, Urias, Jaloo, Nação Zumbi com Da Lama Ao Caos – 30 Anos, Edson Gomes, Di Melo e Viviane Batidão.

O festival traz o cantor colombiano Armando Hernández, conhecido por clássicos como “La Zenaida” e “Reina de Cumbias”, reforçando a conexão pan-amazônica do evento. Entre as atrações internacionais mais aguardadas está o trio feminino japonês The 5.6.7.8’s, famoso pela trilha sonora do filme Kill Bill, de Quentin Tarantino.

A programação internacional inclui ainda a cantora Maleïka e o percussionista Boris Percus, da Martinica. “O Pará tem uma conexão muito forte com a música da Martinica, que influenciou diretamente a nossa lambada paraense”, explica Jeft Dias, diretor do festival.

O festival dedica espaços específicos para o tecnobrega paraense, com as aparelhagens Carabao O Máximo, Rubi A Nave do Som e Tudão Crocodilo. A programação eletrônica inclui DJ Baby Plus Size — conhecida pelo remix de “Rock Doido de Caju”, de Liniker —, Ramemes, Batekoo e Clementaum.

O evento mantém seu compromisso com a cultura amazônica através de artistas como Ian Wapichana, do povo originário Wapichana, o Grupo folclórico Paracauari e apresentações do Cortejo Encantado, espetáculo teatral que celebra a cultura indígena brasileira.

A programação ocupa as ruas da Cidade Velha e o estádio do Mangueirão. Criado em 2012, o Psica se consolidou como um dos principais festivais independentes do Brasil, com a edição de 2024 batendo recorde de público com mais de 100 mil pessoas.

“O Psica é sobre contar outras histórias do Brasil a partir da Amazônia. Essa curadoria é também um manifesto”, afirma Jeft Dias, destacando a proposta do festival de ampliar o mapa da música nacional a partir da perspectiva amazônica.

Festival Psica 2025 – O Retorno da Dourada

Onde: Cidade Velha – Belém (PA)

Quando: 12, 13 e 14 de dezembro de 2025

Ingressos: Passaportes a partir de R$ 125 (meia) disponíveis na [Ingresse] / Gratuidade: Lista TransFree e PCD’s

Redes: @festivalpsica / Site Oficial


Daniela Swidrak (@newtango)

Nascida na Argentina mas radicada no Brasil há mais de 15 anos, Daniela achou na música sua linguagem universal. Formada em radialismo pela UNESP, virou pesquisadora criativa e firmou seu pé no jornalismo musical no portal Popload. Gateira, durante a semana procura a sua próxima banda favorita e aos finais de semana sempre acha um bom show para assistir.





Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE