PUBLICIDADE

Farid quer avião do Santos FC pousando no aeroporto de Guarujá


Um avião transportando a equipe profissional do Santos Futebol Clube e pousando na pista de 1390 metros de comprimento por 45 metros de largura, inaugurada ontem, no Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá. Este foi o desejo revelado pelo prefeito Farid Madi (Podemos), durante a entrega das obras da 1ª fase do equipamento.
Madi revelou que existe essa possibilidade “desde que o clube peça uma autorização, por exemplo, para o comandante da aeronáutica e, se ele autorizar, pode pousar”. O prefeito disse ainda que isso pode acontecer imediatamente. “Sim, não tem dúvida. É um exemplo, mas pode ser. Já aconteceu com o Santos, em outros momentos. Algumas vezes, o avião com o Santos pousou aqui neste aeroporto”, disse.

A previsão é de que o aeroporto opere com aeronaves da categoria 2B, como os modelos Grand Caravan C208B, Super KingAir 350 e ATR 42-600, chegando a transportar, no início das operações, até 50 passageiros por voo. A solenidade contou com a presença do secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé França, políticos e autoridades.

Além da pista, maior que a do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, foram apresentadas as intervenções nas pistas de táxi A, B e C; faixa de pista e sistema de drenagem, implantação de cerca operacional e barreiras de proteção de fauna, um investimento perto de R$ 25 milhões, provenientes do Governo Federal. Já o terminal de passageiros, cujas obras terão início, tem área projetada de 302 m² e está orçado em R$ 4 milhões, com previsão de entrega em seis meses.

O prefeito guarujaense lembrou que há 16 anos, lançou o edital da construção da pista do aeroporto, ampliação e recuperação. “Hoje, depois de 16 anos, quis o destino que eu estivesse aqui, de volta, para que nós pudéssemos entregar essa obra tão importante. Mas a mensagem que fica é: por que demoramos tanto? Mudaram o projeto, atrasamos o desenvolvimento da nossa região, atrasamos o desenvolvimento do Guarujá e de Santos, por muitas vezes por conta de interesses políticos. E, como eu disse aqui, e tenho falado no meu dia a dia, em todos os momentos, nas nossas entregas, nas nossas inaugurações, que nós nunca vamos parar nenhuma obra, muito pelo contrário. Nós temos, sim, buscado aperfeiçoar, ampliar, melhorar readequar as obras que estão planejadas e que não podemos mais perder tempo. Vamos ouvir e também discutir com o governo federal, com o governo estadual”, afirmou.

CURSOS

Madi destacou a necessidade desenvolver a Cidade socialmente e de forma sustentável. Ele revelou que o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, se colocou à disposição para ajudar a trazer cursos para capacitar a mão de obra que vai ser utilizada na construção túnel Santos-Guarujá e aeroporto.

“O canteiro de obras vai ser na nossa margem do porto. Precisamos qualificar essa mão de obra para que nós possamos fazer com que a nossa comunidade, a nossa população seja beneficiada com isso. É de extrema importância. Estamos trazendo para cá um instituto federal, em parceria com o governo federal, que vai ser importante, que vai também nos ajudar a qualificar a nossa mão de obra, dar oportunidade para o nosso jovem. O Governo do Estado também já está empenhado para que nós tragamos para cá, possamos trazer para cá a nossa tão sonhada Fatec. Então, temos aí um futuro promissor. Tenho certeza que vamos avançar muito”, declarou Farid.

Considerando os prazos de implantação do terminal de passageiros modular e de elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo (PBZPA), a ser analisado pela Agência Nacional de Aviação Civil, o início das operações do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá é projetado para o primeiro semestre de 2026.

 



Fonte: Jornal Da Orla

Leia mais

PUBLICIDADE