PUBLICIDADE

Exposição coletiva presta homenagem a artista plástico de Santos


A mostra contará com obras particulares do homenageado, que faleceu em janeiro, e trabalhos do acervo da Prefeitura e de artistas convidados. A abertura será sexta-feira (4), às 19h, e a visitação vai até dia 25 de julho, de segunda a sexta, das 13h às 18h.

CONVIDADOS

Treze artistas amigos de Lula tiveram a missão de produzir uma obra inédita, porém com alguma característica que remetesse ao homenageado. Cada artista repassou sentimentos e histórias pessoais durante o convívio que tiveram com Lula, por meio de arte figurativa e/ou abstrata, dentro de cada produção pessoal, de um modo que os visitantes possam identificar os detalhes que remetem às obras do homenageado.

Os artistas convidados são: Ademir Fontana, Daniel Fillipi, Éber de Góis, Érika Martins, Inês Veríssimo, Laurival Camargo, Miriam Alvim, Nelson Cintra, Rachel Midori, Sérgio Farias, Teresa Ataide, Tito Wagner e Valéria Ayres. Todos foram amigos do Lula e fizeram parte da trajetória dele à frente das galerias de arte da Secult.

Além dessas obras inéditas, itens do acervo pessoal de Lula, como pinturas, fotografias e gravuras também serão exibidas. Uma parte será dedicada a um hobby do artista: colecionar bonés.

Além de prestar uma homenagem, objetivo é mostrar um pouco do que ele representou no cenário cultural da Cidade. Dentre os feitos: bienais que organizou, concursos da corte carnavalesca, curadoria e exposições de arte em mais de 30 anos de trajetória, sempre deixando sua marca registrada.

HOMENAGEADO

Formado em Artes Plásticas e em Direito e Comunicação Visual, em 1984, ele começou a atuar no setor cultural. Em 1993, ingressou no serviço público, onde atuou em diversos setores na Secretaria de Cultura.

Dentre suas grandes paixões estava o Carnaval. Lula foi membro da Comissão Organizadora do Desfile Oficial das Escolas de Samba de Santos; coordenador do Concurso de Rei Momo, Rainha e Princesa do Carnaval de Santos; coordenador do Concurso de Cidadão Samba e Cidadã Samba do Carnaval de Santos; coordenador de equipe de julgadores e, ainda, atuou como carnavalesco em diversas escolas de samba de Santos e São Vicente, na década de 1990. Pelo Estado Maior do Samba também recebeu o título de ‘Cavalheiro do Samba’.

Aos 67 anos, faleceu em 31 de janeiro, em decorrência de complicações cardíacas.

 





Fonte: BS9

Leia mais

PUBLICIDADE