Dean Cain, que interpretou o Superman em Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman de 1993 a 1997, anunciou sua mais nova mudança de carreira: se tornar um agente do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).
“Serei empossado como agente do ICE o mais rápido possível”, disse ele durante uma aparição no programa Jesse Watters Primetime, da Fox News. Cain foi empossado como policial da reserva em Idaho em 2018 e, em 2022, como xerife-adjunto da reserva na Virgínia. “Temos um sistema de imigração falido. O Congresso precisa consertá-lo, mas, nesse ínterim, o presidente Donald Trump se candidatou com base nisso. Ele está cumprindo com isso. Foi nisso que as pessoas votaram. Foi nisso que eu votei e ele vai levar isso até o fim, e eu farei a minha parte e ajudarei a garantir que isso aconteça.”
A decisão de Cain veio depois que ele compartilhou um vídeo de recrutamento do ICE no Instagram no início desta semana. Na época, ele não havia tomado nenhuma providência para se tornar um agente. “Eu não fazia parte do ICE, mas depois que publiquei isso e você colocou uma pequena sinopse no seu programa, a coisa ficou maluca”, disse Cain a Watters. “Então, agora conversei com alguns executivos do ICE.”
No vídeo do Instagram, Cain repetiu os argumentos de propaganda que o ICE vem utilizando ao lançar uma campanha nacional de recrutamento na esperança de intensificar a repressão já brutal à imigração ilegal. “Desde que o presidente Trump assumiu o cargo, o ICE prendeu centenas de milhares de criminosos, incluindo terroristas, estupradores, assassinos e pedófilos”, disse ele enquanto a música tema do Superman tocava ao fundo. Cain se gabou de um bônus de assinatura de US$ 50.000 e de pagamentos “legais” de empréstimos estudantis. Ele também fez questão de especificar que “você também não precisa de um diploma de graduação, pode começar a trabalhar imediatamente”, uma mudança recente nos requisitos de inscrição.
Ao longo do ano, vídeos de prisões do ICE, nas quais agentes foram flagrados quebrando o vidro de um carro com uma mulher grávida dentro, espancando vigorosamente um homem encolhido no asfalto e jogando bombas de gás lacrimogêneo perto de uma criança pequena e um bebê, viralizaram. As táticas caóticas de prisão levaram, em alguns casos, à detenção de cidadãos americanos.
O Departamento de Segurança Interna começou a realocar à força funcionários da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) para o ICE, ameaçando-os de demissão caso não concordem. No mês passado, o Departamento de Segurança Interna realocou US$ 608 milhões em fundos da FEMA para diferentes estados para financiar a construção e expansão de centros de detenção de migrantes.
Trump disse anteriormente que seu novo centro de detenção de imigrantes na Flórida, que ele apelidou de “Alcatraz do Jacaré”, abrigaria “algumas das pessoas mais cruéis do planeta”, usando uma linguagem semelhante à que Cain repetiu em seu vídeo. Mas registros obtidos pelo The Miami Herald mostraram que apenas um terço dos cerca de 900 imigrantes detidos no centro da Flórida foram condenados por algum crime. Outros 250 detidos têm apenas violações de imigração em seus registros, mas nenhuma condenação criminal ou acusação pendente.
“Está sendo retratado como algo realmente negativo que queremos que as pessoas sigam nossas leis de imigração, o que é uma loucura para mim”, disse Cain em julho, enquanto reclamava de Hollywood tornar o Superman — um personagem que não tem o melhor histórico de convivência com o governo americano — muito “consciente”. “Sinto que estamos em uma situação ruim agora porque isso está sendo alimentado por políticos e ONGs com uma agenda política. E acho que trazer o Superman para isso foi um erro de James Gunn ao dizer que é uma questão de imigração, e acho que isso vai prejudicar os números do filme.”
James Gunn, que dirigiu o mais recente filme do Superman, disse: “Superman é a história da América. Um imigrante que veio de outros lugares e povoou o país, mas, para mim, é principalmente uma história que diz que a bondade humana básica é um valor e algo que perdemos.”
+++LEIA MAIS: James Gunn está escrevendo continuação de ‘Superman’, mas revela detalhe curioso
+++LEIA MAIS: Por que Superman fez menos sucesso fora dos EUA? Diretor responde
Fonte: rollingstone.com.br