O prefeito da cidade de Nova York, Eric Adams, anunciou neste domingo (28) que se retirou da disputa pela reeleição e que não buscará um segundo mandato.
Adams, que estava concorrendo como independente, anunciou a decisão em um vídeo publicado em sua conta pessoal na rede social X algumas semanas antes das eleições locais, marcadas para 4 de novembro.
Apesar da especulação de que o prefeito poderia desistir, ele reiterou várias vezes a intenção de concorrer à reeleição e expressou convicção de que poderia vencer o candidato socialista democrata, Zohran Mamdani, que lidera as pesquisas.
A desistência de Adams concentra ainda mais a disputa entre Mamdani e o ex-governador de Nova York Andrew Cuomo, que, após perder as primárias democratas, lançou sua candidatura como independente.
Segundo alguns veículos da imprensa local, os apoiadores de Cuomo pediram a Adams que se retirasse da disputa para concentrar o voto contra o socialista no ex-governador.
As últimas pesquisas deram ao prefeito em exercício pouca esperança de um segundo mandato, colocando-o em quarto lugar, atrás de Mamdani, Cuomo e do candidato republicano Curtis Sliwa.
Em seu vídeo, Adams não expressou apoio a nenhum dos candidatos em seu espaço político e sugeriu que os nova-iorquinos não confiem em nenhuma das propostas, embora sem mencioná-las explicitamente.
“Os nova-iorquinos devem desconfiar de qualquer político ou movimento político que afirme que devemos destruir completamente os sistemas que criamos juntos ao longo de gerações para dar lugar a uma ordem nova e não testada, liderada por supostos salvadores”, orientou.
Fonte: Revista Oeste