PUBLICIDADE

Empresas reforçam liderança em gestão de pessoas, inclusão e desenvolvimento em um mercado de trabalho em transformação


BAT, Alelo e Livelo se destacam com práticas de bem-estar, diversidade e desenvolvimento que colocam as pessoas no centro da estratégia em um mercado em transformação.

Em um cenário corporativo marcado por rápidas transformações, avanço tecnológico e novas expectativas dos profissionais, organizações que colocam as pessoas no centro da estratégia vêm se destacando por práticas consistentes de bem-estar, diversidade, inclusão e desenvolvimento contínuo. 

No Brasil e na América Latina, esse movimento se traduz em reconhecimentos relevantes, políticas estruturadas e iniciativas que vão além do discurso.

A BAT Brasil consolida essa agenda ao ser reconhecida, em 2026, pelo 15º ano consecutivo como Top Employer, retornando ao 1º lugar no ranking nacional e liderando também o ranking regional da América Latina, com resultados expressivos em países como Chile, Argentina e Peru. O reconhecimento é resultado de uma cultura organizacional construída ao longo do tempo, baseada em confiança, flexibilidade, escuta ativa e desenvolvimento contínuo de talentos.

“A certificação Top Employer por 15 anos consecutivos e o primeiro lugar nos rankings do Brasil e da América Latina mostram que estamos em constante movimento de nos desafiar e nos reinventar, em linha com as mudanças do mercado e da sociedade. Temos muito orgulho da nossa proposta ímpar de valor aos colaboradores, o que fortalece nossa posição de excelência em gestão de pessoas”, afirma Monique Stony, diretora de Recursos Humanos, Cultura e Inclusão da BAT Latam South.

Neste contexto, iniciativas relevantes de empresas brasileiras, voltadas ao bem-estar integral, à flexibilidade e à autonomia, vêm fortalecendo suas agendas de pessoas e inclusão.

Na prática, essa cultura se traduz em iniciativas focadas em bem-estar, flexibilidade e produtividade. Programas como o Live Well incentivam a saúde emocional e o uso consciente da tecnologia, enquanto benefícios como Flex Day, Short Friday e licença sabática ampliam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Já o Better Meetings promove encontros mais objetivos, reforçando autonomia, confiança e foco em resultados. Como destaca Monique, esses pilares são essenciais para atrair, desenvolver e reter talentos.

A diversidade, equidade e inclusão são centrais na atuação da BAT, com grupos como JUNTOS COM ELAS, PLURAL e BAOBÁ, apoiados por uma rede de 70 embaixadores na América Latina. A companhia também investe fortemente em inovação e transformação digital, com automação de RH, treinamentos em agilidade e inteligência artificial, equipes multidisciplinares e participação em ecossistemas globais de inovação, preparando suas lideranças para um mercado em constante mudança.

Esse conjunto de práticas reforça uma visão de longo prazo, na qual excelência em gestão de pessoas, inovação e inclusão caminham de forma integrada e estratégica.

A Alelo, empresa de benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, tem avançado em políticas estruturadas de diversidade e desenvolvimento, com destaque para seus Grupos de Afinidade, iniciativas de segurança psicológica e o lançamento de um benefício pioneiro de educação ilimitada, que amplia o acesso de colaboradores a graduação, pós-graduação, MBA, cursos técnicos e idiomas.

“Na Alelo, acreditamos que o desenvolvimento pessoal e profissional é um compromisso permanente. Investir em educação é investir no futuro das pessoas e do negócio”, afirma Carolina Ferreira, diretora de Pessoas e ESG da Alelo, reconhecida no Prêmio Melhor RH Brasil 2025, na categoria Benefícios.

Outro exemplo é a Livelo, o maior ecossistema de engajamento do Brasil, que completa 10 anos de atuação e trabalha há cerca de seis anos uma agenda estruturada de Diversidade, Equidade e Inclusão. Por meio de sua Tribo de Diversidade, formada por cinco squads temáticos, a empresa desenvolve programas afirmativos, ações de formação e iniciativas de conscientização, além de colecionar reconhecimentos relevantes em rankings como o Great Place To Work e o Índice HRC Equidade BR.

“Formar equipes plurais, com diferentes trajetórias e visões de mundo, é essencial para criar um modelo de negócio mais inovador e contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirma Danielle Lopes, diretora de Pessoas e Transformação da Livelo.

O conjunto dessas iniciativas evidencia uma tendência clara: empresas que investem de forma consistente em pessoas, inclusão, bem-estar e desenvolvimento constroem culturas mais fortes, inovadoras e preparadas para os desafios do futuro do trabalho.





Fonte: AGROLINK

Leia mais

PUBLICIDADE