Em uma publicação nas redes sociais, a embaixada dos Estados Unidos no Brasil compartilhou uma mensagem contra a imigração ilegal.
Na postagem, aparece uma imagem do icônico filme E.T. – O Extraterrestre (1982) com a seguinte frase: “Até o E.T sabia a hora de voltar para casa.” Já no texto que acompanhou a imagem, a embaixada escreveu:
“Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa. Use o aplicativo CBP Home e vá embora agora, com apoio e dignidade. Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem.”
Se você está nos EUA ilegalmente, faça como o E.T.: é hora de ligar para casa. Use o aplicativo CBP Home e vá embora agora, com apoio e dignidade. Você receberá assistência para a viagem e uma ajuda de custo para retornar ao seu país de origem. pic.twitter.com/gJ46agWXet
— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) July 23, 2025
O CBP Home é uma proposta do Departamento de Estado dos EUA para assistir os imigrantes que fizerem autodeportação voluntária. O aplicativo é definido pelo governo como uma “oportunidade histórica para estrangeiros ilegais receberem viagens gratuitas, perdão de qualquer multa por não saída e um bônus de US$ 1 mil para facilitar a viagem de volta ao seu país de origem”.
A postagem acontece em um contexto de endurecimento das políticas anti-imigração promovidas pelo governo de Donald Trump, que prometeu ações contra os imigrantes desde a campanha presidencial em 2024.
E.T. – O Extraterrestre
Lançado em 1982 e dirigido por Steven Spielberg, E.T. – O Extraterrestre é um dos filmes mais importantes da história do cinema. A produção combina ficção científica, drama e aventura, e marcou gerações com sua abordagem sensível sobre amizade, empatia e infância.
A trama gira em torno de Elliott, um garoto solitário que encontra um alienígena perdido na Terra. Com a ajuda dos irmãos, ele esconde o visitante em casa, criando um forte laço emocional com a criatura — que é carinhosamente apelidada de E.T. Enquanto o governo tenta capturá-lo, Elliott e seus irmãos lutam para ajudar o novo amigo a retornar ao seu planeta natal.
O filme tornou-se um fenômeno cultural, sendo a maior bilheteria de todos os tempos até então. Com trilha sonora memorável de John Williams e efeitos inovadores para a época, E.T. é lembrado por cenas emocionantes e pela frase “E.T. Telefone. Minha casa”.
+++LEIA MAIS: Confira as celebridades que denunciaram política anti-imigração de Trump
+++LEIA MAIS: O grande arrependimento de Steven Spielberg com E.T. O Extraterrestre
Fonte: rollingstone.com.br