No GP da China, realizado neste domingo, 23, Oscar Piastri da McLaren venceu a segunda corrida da temporada de ponta a ponta. Seu companheiro, Lando Norris, teve problemas nos freios, mas garantiu a vice-liderança do campeonato de construtores da Fórmula 1 com 44 pontos.
O britânico George Russell, da Mercedes, garantiu o terceiro lugar no pódio. A conquista de Russell marcou o 300º pódio da equipe em toda a história da Fórmula 1.
O atual campeão Max Verstappen, da Red Bull Racing, se mantém com 36 pontos. A McLaren, com desempenho consistente, lidera a competição de construtores e acumula 78 pontos.
A corrida teve disputas intensas, com destaque para o embate entre Verstappen e os pilotos da Ferrari. A estratégia não funcionou para o heptacampeão Lewis Hamilton, que precisou fazer duas paradas nos boxes.
Verstappen perdeu posição para Hamilton na largada, mas ultrapassou Charles Leclerc e terminou o GP da China em 4º lugar.
Crofty: “Max Verstappen has woken up into this race. Forget Lewis Hamilton catching Max Verstappen, Verstappen is hunting down Charles Leclerc.”
Here’s the full video of Max catching Leclerc. pic.twitter.com/DI7N7w2A17
— Verstappen News (@verstappenews) March 23, 2025
A princípio, Leclerc e Hamilton terminaram o GP da China em 5º e 6º lugar, respectivamente. No entanto, a dupla da Ferrari foi desclassificada junto de Pierre Gasly, da Alpine.
Os carros de Gasly e Leclerc foram considerados abaixo do peso, enquanto o carro de Hamilton foi considerado com desgaste excessivo na prancha.
BREAKING: Pierre Gasly, Charles Leclerc and Lewis Hamilton have been disqualified from the Chinese Grand Prix
Gasly and Leclerc’s cars were found to be underweight, while Hamilton’s car was deemed to have excessive skid wear#F1 #ChineseGP pic.twitter.com/2YPuFk8DZL
— Formula 1 (@F1) March 23, 2025
Novatos surpreendem na segunda corrida da Fórmula 1
Andrea Kimi Antonelli, estreante da Mercedes, terminou em oitavo lugar, sendo o melhor colocado entre os novatos. O italiano de 18 anos também ganhou a votação popular e se consagrou como o piloto do dia.
Oliver Bearman destacou-se ao posicionar a Haas na décima colocação. Na 31ª volta, ultrapassou Liam Lawson, companheiro de Max Verstappen na Red Bull.
A largada foi marcada por Piastri mantendo a liderança, enquanto Hamilton, depois de um toque com Leclerc, conseguiu se recuperar e ultrapassar Verstappen.
A degradação dos pneus foi evidente desde o início, e Fernando Alonso abandonou a corrida devido a problemas de freio. Depois das paradas para troca de pneus, as posições foram restabelecidas, permitindo que Hamilton diminuísse a diferença para Verstappen.
Brasileiro fica na frente de colega de equipe

No final, houve uma disputa pelo 14º lugar entre Jack Doohan, da Alpine, e Isack Hadjar, da Racing Bulls. O confronto resultou em uma penalização para Doohan por forçar Hadjar para fora da pista.
⭐️ SITUAÇÃO COMPLICADA ⭐️
Jack Doohan tomou mais dois pontos na carteira (por causar uma colisão com Hadjar), totalizando quatro só nesse final de semana.
Se chegar aos 12 pontos dentro de um ano, ele é BANIDO por uma corrida. pic.twitter.com/d1nroIxpcg
— Blog Fórmula 1 (@blog_formula1) March 23, 2025
O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou à frente de Nico Hülkenberg, seu colega de equipe na Kick Sauber, beneficiado por um pit stop de Yuki Tsunoda (Racing Bulls) no final da corrida.
Ele também garantiu uma volta mais rápida. A última vez que um piloto brasileiro conquistou o feito em uma corrida de Fórmula 1 foi em 2014, quando Felipe Massa, pilotando pela Williams, marcou 1m18s504 na volta 59 do GP do Canadá.
Apesar do registro, Bortoleto não terminou a corrida com a volta mais rápida oficial.
Confira a classificação final do GP da China
🚨CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DO GP DA CHINA
Veja como fica o resultado oficial da corrida após as desclassificações de Hamilton, Leclerc e Gasly
Destaque para Williams e Haas m, que até outro dia lutava para não ficarem nas últimas posições, pontuando com ambos os carros pic.twitter.com/OBkQEhZ2g2
— Estagiário da F1 (@EstagiariodaF1) March 23, 2025
O próximo desafio para os pilotos de Fórmula 1 será o GP do Japão, agendado para 6 de abril.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
Fonte: Revista Oeste