O diretor Chris Columbus, responsável por Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York (1992), afirmou em entrevista ao San Francisco Chronicle que a breve participação de Donald Trump no filme se tornou uma “maldição” para sua carreira. Segundo ele, o empresário, então proprietário do Plaza Hotel, só permitiu a gravação no local com a condição de aparecer no longa-metragem.
“Virou uma maldição. Virou um fardo para mim. Eu só queria que acabasse”, disse Columbus. “É como um albatroz pendurado no meu pescoço. Eu só queria que não estivesse lá.”
Na cena de sete segundos, o personagem Kevin McCallister, vivido por Macaulay Culkin, entra no saguão do Plaza Hotel e pergunta a Trump onde fica o lobby. “No final do corredor e à esquerda”, responde o empresário, que viria a se tornar presidente dos Estados Unidos anos depois.
Columbus, que tem ascendência italiana, disse que pensa em cortar a cena, mas teme represálias:
“Se eu cortar, provavelmente serei expulso do país. Serei considerado praticamente inapto para viver nos Estados Unidos, então terei que voltar para a Itália ou algo assim”, afirmou com sarcasmo.
Essa não foi a primeira vez que o diretor comentou o episódio. Em entrevista de 2020 ao Business Insider, Columbus explicou que Trump “se impôs” na produção: “Ele deixou claro que só nos deixaria filmar no Plaza se aparecesse no filme”.
Na época, o diretor até cogitou excluir a cena durante a edição, mas mudou de ideia após uma exibição-teste. “O mais estranho aconteceu: o público aplaudiu quando Trump apareceu. Então falei com o editor: ‘Deixa ele no filme. É um momento do público’.”
Trump rebateu as declarações em 2023, em uma publicação na rede Truth Social: “Eles imploraram para que eu participasse. Essa cena ajudou o filme a ser um sucesso. Se foi um problema, por que mantiveram por mais de 30 anos?”
Columbus respondeu: “Ele disse que implorei para colocá-lo no filme, mas não há mundo em que eu imploraria para que um não-ator estivesse no meu filme. Estávamos desesperados para conseguir o Plaza.”
Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York foi lançado dois anos após o sucesso do primeiro filme, e acompanha Kevin McCallister em uma nova aventura, agora perdido em Manhattan enquanto sua família viaja para a Flórida. No longa, ele volta a enfrentar os criminosos Harry e Marv, interpretados por Joe Pesci e Daniel Stern, que haviam escapado da prisão.
Fonte: rollingstone.com.br