PUBLICIDADE

Detran-SP autua 34 motoristas por recusarem o teste do bafômetro em Santos

Operação de combate à alcoolemia abordou 775 veículos na cidade e faz parte de um esforço estadual por um trânsito mais seguro

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) autuou 34 motoristas em Santos, no litoral paulista, por se recusarem a realizar o teste do bafômetro durante operações de fiscalização contra a alcoolemia realizadas no último fim de semana. A ação contou com apoio das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica e teve como objetivo coibir a combinação perigosa entre álcool e direção, uma das principais causas de sinistros graves no trânsito.

Ao todo, 775 veículos foram abordados durante a operação na cidade. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto dirigir sob influência de álcool quanto recusar-se a fazer o teste do etilômetro são infrações gravíssimas, previstas nos artigos 165 e 165-A da legislação. Em ambos os casos, a penalidade é a mesma: multa no valor de R$ 2.934,70 e abertura de processo para suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em caso de reincidência dentro de 12 meses, a multa dobra para R$ 5.869,40. Dependendo da situação, o motorista pode ter o direito de dirigir cassado e ser obrigado a refazer todo o processo de habilitação após 24 meses.

Nos casos mais graves, em que o teste aponta concentração igual ou superior a 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar, o ato configura crime de trânsito. Nesses episódios, o condutor é conduzido ao distrito policial e, se condenado, pode pegar de seis meses a três anos de prisão, além das demais penalidades administrativas.

Balanço estadual

As fiscalizações do Detran-SP aconteceram simultaneamente em 29 cidades paulistas, incluindo municípios como São Paulo (zona sul), Osasco, Guarulhos, Ribeirão Preto, Jundiaí e Sorocaba. Ao todo, foram fiscalizados 14.147 veículos em todo o estado, resultando em 621 autuações relacionadas ao consumo de álcool.

Dessas, 604 foram por recusa ao teste do bafômetro, 14 por constatação de direção sob efeito de álcool e três por crime de trânsito — ou seja, embriaguez comprovada por teste com índice acima do limite legal.

Prevenção e digitalização

O Detran-SP reforça que as ações de fiscalização são parte de uma política contínua para salvar vidas e tornar o trânsito mais seguro. Além das blitze, a autarquia também investe em educação para o trânsito e na modernização dos serviços oferecidos aos cidadãos.

Atualmente, 76 dos 109 serviços disponibilizados pelo órgão já podem ser acessados de forma totalmente digital, sem a necessidade de deslocamento. Com mais de 35 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados, o Detran paulista é responsável por cerca de 28% da frota nacional, emitindo, em média, mais de 136 mil documentos por dia.

Fonte: BOQNEWS

Leia mais

PUBLICIDADE