Damon Albarn não para. Em entrevista recente ao The Sun, o líder do Gorillaz revelou que tem estado “incrivelmente ocupado fazendo música” e confirmou que o próximo álbum do projeto virtual será cantado em quatro idiomas diferentes. Ainda sem título ou data oficial de lançamento, o disco só deve sair em 2026.
Takeway from the new Damon interview in The Times: “My new Gorillaz record is in four languages!” (and, “Apart from a few live dates later this summer, Albarn’s cartoon behemoth will not return until next year.”)
— Damon Albarn Unofficial (@DamonUnofficial) July 13, 2025
A rotina atribulada de Albarn começou logo após o retorno do Blur, que voltou aos palcos em 2023 com turnê e documentário. “Estava fazendo uma ópera em Paris ao mesmo tempo em que começava a trabalhar no novo disco do Gorillaz”, contou ele. “Tem sido uma loucura, mas o mundo anda tão louco que nem parece fora do normal”.
“I’ve been incredibly busy making music — it’s what I love to do — so I suppose I’m going to have to share some of it soon. Inevitably there will always be a dustbin bag full of stuff that needs dropping off at the recycling!” Damon Albarn x @TheSun
— Damon Albarn Unofficial (@DamonUnofficial) July 11, 2025
Em outra conversa, dessa vez com The Times, Albarn revelou: “O meu novo disco do Gorillaz está em quatro idiomas!”. Ele não especificou quais, mas fãs já especulam possíveis colaborações internacionais no projeto.
Apesar de ainda manter mistério sobre a sonoridade ou conceito do álbum, ele admite que a hora de dividir parte desse trabalho com o público se aproxima. “Inevitavelmente, sempre há um saco de lixo cheio de coisas que precisam ser levadas para a reciclagem”, brincou, dando a entender que tem muito material acumulado.
Na mesma entrevista ao The Sun, Albarn também surpreendeu ao dizer que está em paz com a rivalidade histórica entre Blur e Oasis. “Eles venceram a batalha, a guerra, a campanha, tudo”, declarou. “Está claro como o dia”.
Albarn ainda comentou sobre a polêmica apresentação do Bob Vylan no Glastonbury, na qual o duo britânico entoou palavras de ordem contra o exército de Israel. Para ele, foi um “dos maiores erros que já vi num palco”.
Enquanto isso, o Gorillaz se prepara para uma série de shows especiais em Londres entre 29 de agosto e 3 de setembro, no Copper Box Arena. As apresentações vão revisitar álbuns clássicos do grupo em formato integral e contarão com a participação de toda a banda ao vivo e visuais assinados por Jamie Hewlett. No último dia, está previsto um “show surpresa”, cujos detalhes ainda não foram divulgados.
+++ LEIA MAIS: Damon Albarn apoia volta do Oasis, mas diz: ‘Estou ocupado demais para ir’
+++ LEIA MAIS: Gorillaz celebra 25 anos com mostra imersiva e shows exclusivos em Londres
+++ LEIA MAIS: Kate Bush, Damon Albarn e mais de 1.000 artistas lançam álbum silencioso contra leis de IA
Fonte: rollingstone.com.br