As torres do Congresso Nacional serão iluminadas, na noite desta quarta-feira, 23, com a frase “Holocausto Nunca Mais”, em memória aos 6 milhões de judeus e outros tantos milhões de pessoas de diferentes credos e etnias exterminados pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A iniciativa, da Confederação Israelita do Brasil (Conib), ocorre em função do Dia do Holocausto e do Heroísmo (Yom HaShoá VehaGvurá, em hebraico), celebrado nesta quinta-feira, 24. É realizada desde 2020 na capital federal.

Com apoio do Senado Federal, o ato revela que a comunidade judaica mantém uma relação sólida com o Parlamento brasileiro, segundo palavras do diretor-executivo da Conib, Sergio Napchan.
“A comunidade judaica no Brasil mantém um relacionamento contínuo e histórico de excelência com o Congresso Nacional, baseado no respeito recíproco e na busca pela justiça e pelos direitos dos diversos grupos que constituem nosso país”, afirmou Napchan a Oeste.
Isto em um momento no qual o governo federal e o de Israel estão distanciados, em função de declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), depois da incursão de Israel na Faixa de Gaza.
Lula chegou a comparar a ação israelense, em resposta aos atentados de 7 de outubro, às atrocidades nazistas contra os judeus.
Dia do Holocausto remete à rendição alemã
Haverá ainda uma cerimônia, no próprio Congresso, para homenagear as vítimas do Holocausto. Além de Napchan, estarão presentes o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil), a diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, o sobrevivente Gabriel Waldman e sua mulher, Simona Waldman.
O Dia do Holocausto remete ao dia da rendição da Alemanha, em 8 de maio de 1945. E homenageia a resistência dos que lutaram contra as forças nazistas em cidades europeias ocupadas e em campos de concentração.
Leia mais: “Estado do Rio de Janeiro assina documento de combate ao antissemitismo”
Neste dia, em Israel, as sirenes de alarme soam e são guardados dois minutos de silêncio, com o compromisso de “lembrar e recordar – jamais esquecer”.
Fonte: Agência Brasil