Insetos, como baratinhas e formigas, podem se instalar dentro de eletrodomésticos e armários, provocando mau cheiro, contaminação e até desgastes. Eles são atraídos por restos de comida, gordura e umidade, e se reproduzem rapidamente, tornando o problema difícil de controlar. Nesse sentido, entender por que surgem, onde se escondem e como eliminá-los é muito importante para evitar uma infestação ainda maior.
Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia completo que detalha as causas mais comuns do aparecimento de bichos, os danos que podem causar, como identificar ninhos e os métodos mais eficazes para acabar com o problema. Acompanhe!
🔎 Como tirar mau cheiro da máquina de lavar roupa? Aprenda a resolver
🔔 . Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews
📝 220 V ou 110 V? Veja como descobrir a tensão elétrica de um aparelho no Fórum do TechTudo
Baratinha na cozinha: como acabar de uma vez por todas?
Os insetos procuram esses abrigos por diversos motivos, como restos de comida e a umidade presente. A seguir, veja os pontos que serão abordados ao longo desta matéria:
- Por que dá baratinha na cozinha?
- Como elas afetam eletrodomésticos e portáteis?
- Ninho de barata: como saber se tem em casa? Como achar?
- Como acabar com baratinhas na cozinha
1. Por que dá baratinha e mais na cozinha?
Baratinhas e outros insetos aparecem na cozinha principalmente por conta da mistura de restos de comida, gordura acumulada e umidade, condições que criam um ambiente ideal para sua sobrevivência e reprodução. Frestas em móveis, portas que não fecham direito e ralos sem proteção também facilitam a entrada desses visitantes indesejados.
Além disso, o calor de eletrodomésticos como geladeiras, fornos e micro-ondas torna o entorno ainda mais atraente, oferecendo um lugar seguro e com temperatura estável. A limpeza irregular também favorece a infestação: resíduos acumulados em cantos de difícil acesso, como atrás do fogão ou da geladeira, funcionam como fonte constante de alimento e se encontram em locais geralmente escuros, “perfeitos” para a proliferação desses bichos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/B/m/fo8rAYTe6nD4L0ghLFpw/design-sem-nome-2024-12-17t214832.759.jpg)
2. Como elas afetam eletrodomésticos e portáteis?
Quando entram em eletrodomésticos, os insetos podem causar danos mecânicos e elétricos. Em micro-ondas e fornos, por exemplo, restos orgânicos deixados pelas baratas e formigas atraem fungos e bactérias, microrganismos que podem comprometer a higiene dos dispositivos.
Além disso, o contato das baratinhas com circuitos e cabos pode provocar mau funcionamento ou até curtos, especialmente em aparelhos como liquidificadores, cafeteiras e purificadores de água. O acúmulo de excrementos também libera um odor característico, que pode impregnar o interior dos equipamentos. Nos casos mais graves, a infestação exige a desmontagem e limpeza técnica dos aparelhos, aumentando o custo de manutenção ou até inviabilizando o reparo dos aparelhos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/J/n/lxwQ4OSwGqgjnGyRlVCQ/housewife-woking-home-lady-blue-shirt.jpg)
3. Ninho de barata: como saber se tem em casa? Como achar?
As baratinhas costumam fazer ninhos em locais quentes, úmidos e escuros, onde tenham fácil acesso a alimento. Pequenos grupos podem se multiplicar rapidamente, formando colônias difíceis de eliminar sem uma limpeza profunda.
Entre os esconderijos mais comuns estão armários e gavetas, onde encontram migalhas e embalagens mal fechadas; filtros de purificadores de água; o interior do micro-ondas, atraído pelo calor e restos de comida; o forno do fogão, que combina calor e gordura; atrás da geladeira, onde o motor mantém a temperatura; e embaixo da pia, já que há tanto umidade quanto restos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/1/0/KAeBM1QSyvFKLZTD7u4g/pessoas-desinfetando-uma-area.jpg)
4. Como acabar com baratinhas na cozinha?
O primeiro passo para eliminar baratinhas é realizar uma limpeza profunda na cozinha, incluindo áreas de difícil acesso, como atrás de eletrodomésticos e dentro de armários. O objetivo é remover resíduos de alimento e gordura e deixar o local totalmente higienizado.
Nesse sentido, é fundamental limpar o interior e as áreas externas de cada eletrodoméstico, prestando atenção especial a grelhas e compartimentos que ficam no interior do dispositivo. Vale lembrar que esse processo deve ser feito regularmente, para evitar que os insetos retornem para o local.
Em alguns casos, pode ser preciso desmontar e limpar componentes internos. Por isso, sempre cheque o manual de instruções do fabricante. Ainda, caso opte por uma ajuda profissional, uma empresa de dedetização garante o uso de métodos e produtos adequados para eliminar ninhos e interromper o ciclo de reprodução dos insetos. Portanto, associar essas medidas a hábitos de limpeza frequentes é a uma boa maneira de manter a cozinha livre.
Com informações de Cnet e Electrolux.
Vídeo: Limpar a Air Fryer assim pode fazer ela PEGAR FOGO!

Limpar a Air Fryer assim pode fazer ela PEGAR FOGO!
Fonte: TecMundo