PUBLICIDADE

China Miéville fala sobre livro escrito com Keanu Reeves e bastidores da colaboração


O escritor China Miéville comentou os bastidores da criação deO Livro de Algum Outro Lugar, colaboração com Keanu Reeves que será lançado no Brasil pela Editora Jangada. A obra expande o universo da HQ BRZRKR, mas com uma abordagem separada da cronologia principal. Em entrevista ao site Omelete, Miéville destacou a liberdade criativa oferecida por Reeves e explicou como a parceria foi além de uma adaptação literal dos quadrinhos.

“Quando nos conhecemos, pedi a ele para expor quais aspectos do personagem e do mundo ele via como inegociáveis, e quais ele estava aberto para que eu brincasse. […] Havia certos aspectos-chave — sua idade, sua imortalidade — que ele queria manter, mas muitas das coisas que aconteceram dentro dos quadrinhos não precisavam ser consideradas ‘cânone’.”

Segundo o autor, a proposta do livro é experimentar com novos caminhos narrativos para o protagonista B., um guerreiro imortal. Miéville comparou o processo a “brincar com os brinquedos criados por outra pessoa”, destacando o quanto Keanu foi generoso ao permitir desvios criativos:

“Foi realmente uma surpresa para mim o quão aberto ele estava a seguir direções que eram mais experimentais do que eu tinha imaginado. Isso deixou minha vida muito mais fácil. […] Foi muito mais fácil dizer sim.”

Miéville também refletiu sobre o equilíbrio entre os temas existenciais do ator e sua própria abordagem literária, frequentemente marcada por elementos grotescos e políticos: “Há certos temas de perda, de melancolia e existencialismo que perpassam muito da obra de Keanu. […] Enquanto isso, eu me interesso pelas tradições do grotesco, tradições políticas, esse casamento entre uma sensibilidade pulp e uma exploração de vanguarda.”

Para ele, o resultado ideal de uma colaboração é quando o produto final não se limita à soma de duas vozes, mas cria algo novo:“Não é um pouco mais de Keanu, um pouco mais de China. É uma terceira coisa que nunca teria acontecido de outra forma.”

Questionado sobre a possibilidade de continuar colaborando com Keanu Reeves em futuras histórias do universo BRZRKR, Miéville foi direto:

“Eu me diverti muito e ficaria muito, muito feliz em fazer mais coisas. […] Agora, uma vez que entregamos esse, que trabalhamos bem juntos, o sarrafo tem que subir — não podemos simplesmente fazer a mesma coisa de novo.”



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE