PUBLICIDADE

‘Casa de Dinamite’: Elenco reage ao final ambíguo com teorias muito diferentes


O novo thriller político de Kathryn Bigelow, Casa de Dinamite, já é o filme número 1 da Netflix, mas seu final abrupto e ambíguo deixou o público com mais perguntas do que respostas: O míssil atingiu Chicago? O Presidente dos EUA revidou? Em entrevistas recentes, o elenco estelar do filme defendeu a decisão da diretora e revelou suas próprias teorias sobre o que acontece após a tela escurecer.

(Atenção: A matéria a seguir contém grandes spoilers de Casa de Dinamite)

O filme, que narra em tempo real a descoberta de um míssil balístico intercontinental a caminho dos EUA, termina sem mostrar o impacto ou a decisão presidencial. Para o elenco, essa ambiguidade é a maior força da produção. Jared Harris, que interpreta o Secretário de Defesa, afirmou que se o filme “tivesse dado um laço bonito” na história, o público o descartaria como “uma viagem intensa”.

“O fato de terem deixado para você terminar o filme em sua própria mente é a razão pela qual há conversas depois”, disse Harris. Ele acredita que a pressão sobre o presidente para revidar era imensa, sugerindo uma “inevitabilidade do conflito” assim que algo dessa magnitude começa.

Idris Elba, que vive o Presidente dos EUA, admitiu que ele e a diretora Kathryn Bigelow não discutiram a decisão final. O ator, no entanto, teorizou sobre o cálculo de seu personagem: “Infelizmente, é o sacrifício de ter 10 milhões de pessoas morrendo versus o planeta inteiro, essa provavelmente teria sido sua decisão. Mas eu não sei. Nós não queríamos saber a resposta.”

Rebecca Ferguson concordou com Elba e elogiou a ambiguidade como “uma das coisas mais incríveis” do filme. Para ela, a intenção de Bigelow é justamente questionar a lógica da dissuasão nuclear. “É um absurdo acharmos que mantemos a paz com armas nucleares e guerra nuclear”, disse a atriz. “Acho que essa é a conversa que esperamos despertar.”

Enquanto o alto escalão debatia a retaliação, o Major Daniel Gonzalez, vivido por Anthony Ramos, observava seus mísseis interceptores falharem. A cena final de seu personagem é de puro desespero. Ramos explicou o colapso de Gonzalez: “Ele se sente responsável pela morte de milhões de pessoas. […] A coisa para a qual treinamos incansavelmente falhou. E agora uma cidade será obliterada.” Questionado sobre a pequena chance de o míssil falhar no impacto, Ramos foi direto: “Ele não está pensando que o míssil vai falhar. Ele só consegue ver que ‘nós falhamos’. Há culpa, vergonha e uma tristeza profunda.”

Para garantir o realismo sufocante, o elenco trabalhou com consultores que ocuparam os cargos reais em Washington. Tracy Letts e Jared Harris revelaram que generais que trabalharam no STRATCOM (Comando Estratégico dos EUA) estavam no set para ajudar com os procedimentos e a cadeia de comando.

Jason Clarke, que também esteve em Oppenheimer, elogiou a forma como Kathryn Bigelow usou a câmera de mão, como se fosse um documentarista “procurando a verdade”. Ele concluiu que, diferente de outros filmes, Casa de Dinamite “devolve a responsabilidade ao público”, forçando-o a encarar a frágil realidade de um sistema imperfeito.

Qual é a história de Casa de Dinamite?

Terceiro parte de uma trilogia da diretora sobre dilemas político-militares, depois de Guerra ao Terror A Hora Mais Escura (2012), Casa de Dinamite acompanha os funcionários da Casa Branca em uma corrida contra o tempo para identificar a autoria e definir uma resposta adequada para o lançamento de um míssil não identificado contra os Estados Unidos.

Quem está no elenco de Casa de Dinamite?

Com roteiro de Noah Oppenheim (Jackie), Casa de Dinamite conta com Idris Elba (Luther), Rebecca Ferguson (Duna), Gabriel Basso (O Mundo Imaginário de Cameron Post), Jared Harris (Chernobyl), Tracy Letts (Lady Bird), Anthony Ramos (Em um Bairro de Nova York), Moses Ingram (Obi-Wan Kenobi), Jonah Hauer-King (A Pequena Sereia), Greta Lee (Vidas Passadas), Renee Elise Goldsberry (Hamilton) e Jason Clarke (O Primeiro Homem) no elenco.

Onde assistir a Casa de Dinamite?

Lançado no início do mês em cinemas selecionados, Casa de Dinamite está disponível no catálogo da Netflix, sem custos adicionais para os assinantes do serviço de streaming. Assista ao trailer:

FONTE: SCREENRANT

LEIA TAMBÉM: Conheça Casa de Dinamite, novo longa da vencedora do Oscar Kathryn Bigelow


Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.



Fonte: rollingstone.com.br

Leia mais

PUBLICIDADE